Topo

Arnaldo Ribeiro: Atlético-MG do Cuca joga mais que o do Sampaoli

Do UOL, em São Paulo

27/08/2021 16h20

O Atlético-MG lidera o Campeonato Brasileiro sob o comando de Cuca, além de também disputar as semifinais da Libertadores e as quartas de final da Copa do Brasil, com vantagem após a vitória de ontem por 2 a 1 sobre o Fluminense no Rio de Janeiro, com o seu torcedor vendo mais próxima a possibilidade de título depois do investimento feito no clube desde o ano passado, quando o técnico era o argentino Jorge Sampaoli, que deixou o Galo apenas com o estadual.

No podcast Posse de Bola #155, Arnaldo Ribeiro afirma que vê o Atlético-MG atual, treinado por Cuca, apresentando um futebol melhor do que o que foi comandado por Sampaoli na temporada passada, considerando que o técnico atual está conseguindo aproveitar melhor o elenco que tem disponível.

"Já passado um turno ou metade de uma temporada, o Atlético-MG do Cuca joga mais que o Atlético-MG do Sampaoli. O Atlético-MG do Cuca tem o Nacho e o Hulk, é verdade, contratou dois jogadores acima da média, porém, o time do Atlético-MG joga, e o Sampaoli contratou vários que ele nem uso. O que o Hulk está jogando na posição em que ele está jogando, uma posição que ele não ocupava ultimamente, é uma coisa impressionante e o Atlético-MG já tem conjunto muito interessante, o Atlético-MG do Cuca aproveita melhor o elenco do que o do Sampaoli", afirma Arnaldo.

"O Atlético-MG do Cuca se defende melhor do que o do Sampaoli, o Atlético-MG do Cuca ataca melhor do que o do Sampaoli. E acho que isso é uma situação interessante, porque o Cuca já sucedeu o Sampaoli no Santos e aí era o cenário oposto, ele perdeu um monte de jogador em relação ao Santos do Sampaoli e fez um bom time mesmo assim", completa.

O jornalista chama a atenção para o fato de Cuca ter sido o substituto de Sampaoli nos dois clubes pelos quais trabalhou o argentino durante sua passagem pelo futebol brasileiro e, em ambos os casos, conseguiu manter o time jogando um bom futebol, mesmo com uma perda significativa de jogadores e problemas internos no caso do clube da Vila Belmiro.

"O Santos dele, com menos jogadores, jogava no nível do Santos do Sampaoli, se não no mesmo nível, próximo. Então eu acho que essa comparação entre Cuca e Sampaoli é interessante, porque o Cuca sucedeu o Sampaoli em dois trabalhos, no Santos e no Atlético-MG e o trabalho dele no Atlético-MG é bom. O Atlético-MG joga bem, o Atlético-MG não prioriza competição, é o único time do Brasil que não reveza jogadores", afirma Arnaldo.

"Jogou contra o Fluminense no Brasileiro e na Copa do Brasil com todos os titulares, o time fisicamente bem, o time trocando vários passes, envolvendo, tomando a iniciativa do jogo, é um time, os times que dão gosto de ver jogar hoje são o Flamengo pelas suas individualidades o Atlético-MG sempre e o Fortaleza sempre. Então eu acho que nessa questão dos gringos e dos brasileiros, a dupla que tem permanecido nos clubes grandes, protagonistas do Brasil, o Cuca e o Renato, eu vejo como uma análise interessante essa situação do Cuca ter em clubes diferentes sucedido o Sampaoli e ter conseguido incrementar os times do Sampaoli", conclui

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.