Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #226: Corinthians líder; Flamengo, Galo e Palmeiras derrapam

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 11h31

O Corinthians lidera o Brasileirão após cinco rodadas disputadas, enquanto os times que eram apontados como os principais favoritos no início da temporada, Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo se mostram irregulares nos primeiros jogos, com o Galo ocupando a sexta colocação, enquanto os outros dois clubes ocupam a 13ª e a 14ª posições.

No podcast Posse de Bola #226, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam o que surpreende neste início de Campeonato Brasileiro, as críticas ao técnico Paulo Sousa no Flamengo, a volta de Jorge Jesus a Portugal, o Palmeiras tropeçando em casa, o São Paulo voltando com um ponto de Fortaleza e o Santos vice-líder.

Mauro Cezar não vê o começo do campeonato como algo surpreendente, destacando que parte da própria imprensa a criação da expectativa entes mesmo de o campeonato começar e a temporada atual é atípica devido ao calendário mais apertado do que ele normalmente já é.

"Não acho que seja surpreendente, acho que a gente é que cria, a imprensa, com essa mania chatíssima de querer adivinhar o futuro antes de começar o campeonato e já tem que eleger os candidatos", diz Mauro Cezar.

"Mesmo no calendário que a gente tem falado todo dia, um calendário mais pesado que o normal, uma sequência de jogos muito maior, muitos jogadores que vão ficar machucados, fora de combate, sem a sua melhor condição, o que evidentemente faz gerar um equilíbrio e aquele que souber melhor trabalhar com relação a isso ai se sair bem. Na verdade vai ser um campeonato, ao que tudo indica, muito nivelado até por baixo", completa.

Em relação ao Palmeiras, Mauro Cezar considera que vai se repetindo o roteiro do time de Abel Ferreira nos pontos corridos, com o time ficando mais distante da briga, enquanto se sai bem no mata-mata, o que não surpreende.

"O Palmeiras vai fazer mais ou menos aquilo que o André Rocha tem dito, vai se voltar, tudo indica, para o mata-mata e daqui algum tempo terá sempre desculpa pronta para o Abel Ferreira que é 'estou muito longe do líder do campeonato'. Ele não fala isso, mas fica embutido no raciocínio, 'então nós vamos no mata-mata'. Porque não consegue fazer boa campanha", diz Mauro Cezar.

"Não é surpresa nenhuma o Palmeiras não conseguir fazer uma caminha compatível nos pontos corridos. Ontem, quando estava 0 a 0, o Fluminense teve oportunidade de abrir o placar, inclusive, o jogo não foi do Fluminense só se defendendo, sem criar nada e o Palmeiras em cima. O Palmeiras atacou, agrediu, buscou, fez o gol, mas antes o Fluminense também teve chances e poderia ter feito 1 a 0 mesmo sem ter o controle e o maior volume de jogo, e ainda foi buscar o empate depois", completa.

Já Arnaldo Ribeiro considera como mais surpreendente o início do Atlético-MG, que deixou de somar pontos nos últimos três jogos, empatando com o Coritiba em casa, quando vencia por 2 a 0, e com o Goiás fora, quando também estava em vantagem, antes de perder para o América-MG, enquanto o Flamengo se mostra abaixo do que poderia fisicamente.

"Sobre os ricos que não emplacaram, para mim não é surpreendente, mas eu esperava pelos confrontos que o Atlético-MG tinha, uma maior pontuação nesse momento. Acho que Palmeiras e Flamengo têm também decepcionado em diversos pontos, eu vejo o Flamengo com uma dificuldade muito grande nessa questão de lesão e preparo físico, o time além de perder m jogar ou dois a cada jogo, para mim ficou evidente que fisicamente parecia outro time o Botafogo em relação ao Flamengo, no segundo tempo o Botafogo sobrou fisicamente", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.