OPINIÃO
Posse de Bola #238: Corinthians cola na liderança, Botafogo heroico, Galo vence Flamengo opaco
Do UOL, em São Paulo
20/06/2022 11h06
A 13ª rodada do Brasileirão foi marcada por reclamações em relação à arbitragem na virada do Botafogo diante do Internacional e também na vitória do vice-líder Corinthians sobre o Goiás, mas também contou com um duelo entre os apontados como postulantes a título que ainda não conseguiram embalar na competição, com a vitória do Atlético-MG contra o Flamengo no Mineirão.
No podcast Posse de Bola #238, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a rodada, a postura do Botafogo contra o Inter, a do Flamengo diante do Galo e até quando o Corinthians terá fôlego na competição.
Para Juca Kfouri, o Flamengo mostrou diante do Galo a postura de um time que não dá mostras de que voltará a ser protagonista no campeonato, ressaltando a distância pequena até a zona de rebaixamento como um fator inexplicável para um elenco tão valioso.
"Perder para o Atlético-MG no Mineirão não deveria ser motivo para crise alguma. O problema está na postura do Flamengo, que me parece a postura de um time animicamente derrotado. O que eu não estou sentindo no Flamengo é a capacidade de reação nem na fala do seu novo treinador, que me pareceu também perdido", diz Juca.
"Esse time do Flamengo esgotou-se e um time esgotado não vai longe. O Flamengo está a dois pontos da zona de rebaixamento transcorrido um terço do campeonato, lembremos. É muito preocupante para o tamanho do investimento do Flamengo. O Flamengo está perdendo para si mesmo", completa.
Flamengo sem condições em falar na distância para o Palmeiras
Mauro Cezar defende que a diretoria rubro-negra precisa rever o elenco atual e não deveria manter jogadores como Diego Alves, Diego Ribas e Willian Arão, ressaltando que eles já entregaram e foram felizes no clube, mas hoje não conseguem acrescentar ao Flamengo.
"O problema do Flamengo não era só o Paulo Sousa, evidente que não. Não dá mais para Willian Arão no Flamengo, o Diego Ribas no final do jogo entrou por que? Diego Alves, o Isla está saindo, tem vários jogadores no Flamengo que não têm mais o que fazer", diz Mauro Cezar.
"Cabe a Rodolfo Landim e Marcos Braz romper os laços, desapegar, o Flamengo urgentemente precisa limpar o seu elenco, mudar tudo, deixar o técnico à vontade. A temporada no Brasileiro, ficar falando em título e distância para o Palmeiras é até piada, o Flamengo não tem a menor condição de brigar por nada pelo futebol que apresenta e não só pela matemática", completa.
Inter deu vexame histórico na virada do Botafogo
Já na análise da vitória do Botafogo diante do Internacional em Porto Alegre, onde o Colorado estava invicto, Mauro Cezar destaca a resposta dada pelos jogadores a torcedores que invadiram CT para cobrar e aos que vaiam enquanto o time está em construção. Por outro lado, o jornalista considera que a virada foi um vexame histórico do clube gaúcho.
"A vitória do Botafogo é épica, sensacional, é uma bela resposta que esses jogadores dão aos bobalhões que foram invadir o CT e também aqueles que vaiaram lá atrás contra o Juventude, chamaram o time de sem vergonha. O time não é sem vergonha, não é frouxo, está precisando de ajustes e eles não acontecem de forma instantânea", diz Mauro Cezar.
"Agora, o Internacional que coisa feia tomar 3 a 2 jogando o jogo inteiro, 2 a 0 e um homem a mais. O Internacional protagonizou ontem um dos maiores vexames da sua história, o Mano estava invicto e quando perdeu, perdeu com gosto", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL