Topo

Festival do Pênis de Aço: evento reúne japoneses ao redor de falos enormes

Japoneses desfilam ao redor de imagem de pênis gigantesco para celebrar o Kanamara Matsuri. - Reprodução/Facebook
Japoneses desfilam ao redor de imagem de pênis gigantesco para celebrar o Kanamara Matsuri. Imagem: Reprodução/Facebook

Mateus Omena

Colaboração para Nossa, em São Paulo

02/04/2022 04h00

Foliões da cidade japonesa de Kawasaki estão se preparando para o Kanamara Matsuri, uma celebração anual também conhecida como o "Festival do Pênis".

O Kanamara Matsuri, que se traduz como "Festival do Pênis de Aço", começa todos os anos no primeiro domingo de abril. A festança gira em torno do deus xintoísta Kanayama-hiko e da deusa Kanayama-hime. As divindades estão associadas às atividades metalúrgicas e à saúde sexual. Além disso, o evento marca a chegada da primavera ao país.

A importância da festa tem crescido ao longo dos anos por envolver um número cada vez maior de frequentadores favoráveis à temática e, especialmente, por incluir entre os participantes profissionais do sexo. Eles aproveitam a oportunidade para fazerem campanhas de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Os grupos LGBTQIA+ também não ficam de fora do Kanamara Matsuri, pois buscam por saúde sexual e reforçam a pluralidade e a cultura da tolerância. Por outro lado, o evento também atrai casais que rezam pela fertilidade e para que seus filhos possam nascer com saúde.

A realização do festival acontece no Santuário Kanayama e o lucro é convertido em doações para instituições dedicadas a pesquisas sobre HIV/AIDS.

Como funciona

Foliões ao redor de monumento de pênis em praça de Kawasaki para celebrar o Kanamara Matsuri. - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Foliões ao redor de monumento de pênis em praça de Kawasaki para celebrar o Kanamara Matsuri.
Imagem: Reprodução/Facebook

Os japoneses deixam de lado por um dia seu pudor e desfilam pelas ruas de Kawasaki junto a três grandes figuras de pênis, uma delas maior do que o tamanho de um homem adulto.

A primeira imagem, chamada de Kanamara Boat Mikoshi, é um pênis de ferro preto fixado a uma base em forma de barco. A segunda, apelidada de Elizabeth Mikoshi, configura-se em um pênis gigante semelhante ao anterior, mas carregado por homens vestidos de mulheres, enquanto as mulheres se fantasiam de homens. O terceiro, batizado de Kanamara Mikoshi, é o mais antigo de todos e consiste em uma escultura em madeira no formato do órgão sexual masculino.

Logo atrás do desfile, geralmente acontece o "mochi nage", uma brincadeira típica feita por monges xintoístas que, em cima de um andaime, jogam bolos de arroz abençoados na multidão. Há uma lenda de que se alguém pegar um desses, levará consigo também muitas bênçãos para a vida sexual e a fertilidade.

Durante a agitação, os turistas podem desfrutar de guloseimas, chapéus, fantasias e outros objetos em formato de pênis. E para que aqueles que não apreciam tanto a folia das ruas, podem se divertir dentro do Santuário Kanayama com exposição de imagens sobre objetos sagrados e livros detalhando tradições de sexualidade e outros festivais ao redor do mundo dedicados a divindades baseadas no sexo.

Origens

Acredita-se que a festa surgiu em torno da relevância religiosa do Santuário Kanayama, que desde o período Edo, de 1600 a meados de 1800, é um local sagrado no qual as pessoas buscam por cura e proteção sexual concedidas pelos deuses Kanayama-hiko e Kanayama-hime.

Reza a lenda de que a tradição também surgiu a partir de uma mulher que vivia na cidade de Kawasaki e que fora viúva duas vezes em razão da fúria de um demônio de dentes afiados que habitava os seus órgãos sexuais. A criatura foi expulsa quando um ferreiro construiu um pênis de ferro para quebrar os dentes do espírito maligno.

Hoje, o monumento de um pênis de ferro está localizado em frente ao Santuário Kanayama como uma homenagem a essa fábula.