Topo

De 'vestido nu' a Madonna: parcerias de Gaultier que deram o que falar

Naked dress, parceria de Jean Paul Gaultier e Lotta Volkova - Reprodução/Instagram
Naked dress, parceria de Jean Paul Gaultier e Lotta Volkova Imagem: Reprodução/Instagram

Thalita Peres

Colaboração para Nossa

16/12/2022 04h00

Sinônimo de excentricidade, o nome de Jean Paul Gaultier está novamente em voga: o francês, que cresceu nos subúrbios de Paris, assina uma das peças mais desejadas de 2022 entre os fashionistas: o naked dress — ou vestido nu, em tradução livre.

Em parceria com a russa Lotta Volkova, que mergulhou nas coleções antigas do estilista para releituras fashionistas, a criação com padrão gráfico da silhueta dos corpos se fez presente na coleção Cyberbaba, de 1996 e, mais uma vez, simula a silhueta feminina.

Naked dress - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Naked dress
Imagem: Reprodução/Instagram
Peça é parceria entre Gaultier e Lotta Volkova - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Peça é parceria entre Gaultier e Lotta Volkova
Imagem: Reprodução/Instagram

Esgotado nos e-commerces, o vestido custava R$ 3 mil, e já serve de inspiração para outras marcas como Balmain, Diesel e Y/Project.

Na vida com Madonna

Madonna fez história com a 'Blond Ambition Tour' - Reprodução - Reprodução
Madonna fez história com a 'Blond Ambition Tour'
Imagem: Reprodução

A "Rainha do pop" teve papel crucial na carreira de Gaultier. Ele, que desenha desde a década de 1970 e já havia sido assistente de Pierre Cardin (1922-2020), imortalizou seu nome não apenas na história de moda, mas também da cultura pop ao desenhar o figurino para a cantora.

Em 1987, os dois fizeram a primeira dobradinha: ele desenhou um look para a turnê Who's That Girl. Três anos depois, veio o sucesso absoluto que o consolidou como um dos estilistas mais importantes da cultura pop mundial. Para a turnê de Blond Ambition Tour, em 1990, desenhou o famoso espartilho rosado em formato de cone.

"Eu fiz esse sutiã para o meu ursinho de pelúcia", revelou em entrevista ao programa de televisão Lorraine. "Ele foi meu primeiro muso, eu queria uma boneca, mas meus pais não queriam que eu tivesse uma. Para os meninos não era muito legal? Então, eu coloquei cones no sutiã porque é o que eu via que as pin-ups usavam".

Um dos momentos mais marcantes da dupla foi o topless filantrópico que Madonna fez, em 1992, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os dois encerram o desfile assinado por ele para a Fundação Americana de Pesquisa da AIDS (amfAR). Na ocasião, Madonna abriu o paletó de abotoamento duplo e mostrou os seios para 600 pessoas.

Madonna com o estilista Jean Paul Gaultier, em 1992, em desfile beneficente para arrecadar fundos de pesquisas    - Vinnie Zuffante/Getty Images - Vinnie Zuffante/Getty Images
Madonna com o estilista Jean Paul Gaultier, em 1992, em desfile beneficente para arrecadar fundos de pesquisas
Imagem: Vinnie Zuffante/Getty Images

Ele também foi o responsável pelos figurinos de mais duas turnês da artista: Drowned World Tour, em 2011, e Confessions Tour, em 2006. Gaultier também é quem assina os looks do videoclipe em que Madonna aparece de gueixa, intitulado Nothing Really Matters, em 1998.

Nas telonas

A atriz Milla Jovovich em cena no filme "O quinto elemento" - Reprodução - Reprodução
A atriz Milla Jovovich em cena no filme "O quinto elemento"
Imagem: Reprodução

Assinado pelo diretor Luc Besson, o filme "O Quinto Elemento" (1997), que é considerado um dos clássicos de ficção-científica, conta com o talento de Jean Paul Gaultier no figurino.

É dele o famoso macacão branco feito em tiras minimalistas. Já o tão chamativo laranja pode ser visto no contraste dos fios do cabelo da atriz e nas roupas de Bruce Willis.

Cena do filme "O Quinto Elemento", de Luc Besson - Divulgação - Divulgação
Cena do filme "O Quinto Elemento", de Luc Besson
Imagem: Divulgação

Milla, inclusive, é parceira de longa data do diretor criativo, riscando a passarela algumas vezes nos desfiles assinados por ele quando trabalhava como modelo.