Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Globo se associa ao Google Cloud por inovação digital
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Globo anunciou esta semana uma parceria estratégica pelo prazo de sete anos com o Google Cloud. Segundo a emissora, o acordo vai avançar o processo de transformação digital da empresa.
Hoje operando com centros de dados próprios, a Globo vai transferir para a "nuvem" todo o seu acervo. "A nuvem permite elasticidade [no consumo de servidores]. Você pode provisionar recursos de acordo com o tamanho de sua demanda", disse Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo.
Com o acordo, a emissora espera não ter mais problemas nos momentos de transição de programação ao vivo na TV aberta em direção ao Globoplay, como ocorre durante o "BBB", o chamado efeito "rajada".
A nuvem também será utilizada para transmissões esportivas ao vivo e gravações. "Aqueles grandes caminhões que a gente costuma levar para os estádios vão ficar obsoletos. Vamos precisar apenas de uma van com um datacenter que conecta câmeras e microfones", explicou Barros.
Segundo a Globo, o acordo prevê que o Google Cloud seja o principal provedor de soluções em nuvem e também um catalisador de inovação para a empresa. "O objetivo é otimizar a infraestrutura de tecnologia da Globo e gerar novas oportunidades de negócios", diz a Globo (veja o vídeo divulgado pela emissora).
A parceria também inclui um projeto de co-inovação para integrar recursos do Android TV ao Globoplay. Nos televisores Android produzidos no Brasil, haverá uma tecla de acesso direto ao serviço de streaming no controle remoto e será possível migrar da TV aberta para o streaming sem apertar várias teclas.
A parceria com o Google Cloud também prevê a chegada da publicidade programática à TV. Ou seja, a adoção de um modelo, já utilizado na internet, em que o usuário recebe propaganda de acordo com os seus interesses de consumo.
Stycer recomenda
Patrocinadores esperam que Globo puna agressão psicológica no BBB em 2022
Alice Braga quer temas latinos na TV mais amplos que imigração e narcotráfico
KondZilla, Cocielo e reality de Luciana: RedeTV anuncia novas atrações
William Bonner e mais 20 globais são autuados pela Receita
Melhor da semana
Globo dá aula importante sobre racismo no BBB; pena que demorou três dias
Pior da semana
Faustão não merecia no último ano ter que entrevistar participantes do BBB
Podcast
'Sofri preconceito e hoje sou mãe pop', diz Leka sobre o BBB 1
Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.
Siga a coluna no Facebook e no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.