Topo

Roupa Nova empolgou os brasileiros em vitórias de Senna por anos

Leandro Carneiro

De Splash, em São Paulo

14/12/2020 22h54

O Roupa Nova, que perdeu o vocalista Paulinho hoje, foi responsável por embalar muitos domingos esportivos da Globo. Era deles o arranjo do "Tema da Vitória", que empolgou os brasileiros por anos nas comemorações de Ayrton Senna. A última vez que a canção foi executada na emissora foi em 2009, com uma vitória de Rubens Barrichello.

Composição do maestro Eduardo Souto Neto, o "Tema da Vitória" nasceu em 1983 em uma inovação da Globo. O responsável por sugerir a criação foi Aloysio Legey, diretor da emissora. A ideia inicial era que a canção representasse o GP Brasil — e não apenas nas vitórias brasileiras.

Foram três anos até a composição virar rotina nas vitórias dos brasileiros. Ela também foi executada em duas vitórias estrangeiras, no GP Brasil de 1984, vencido por Alain Prost, e no GP do Japão, em 1991, quando Senna foi tricampeão do mundo após Berger vencer a corrida. O primeiro a ouvi-la foi Nelson Piquet, em 1983.

Em abril de 2017, o Roupa Nova voltou a tocar o "Tema da Vitória" na tela da Globo. O local escolhido foi o "Domingão do Faustão", durante o "Ding Dong". Em 2004, a música apareceu no Roupa Acústico, apenas no DVD. A apresentação contou com a presença de Eduardo Souto Neto.

A partir desta data, eles começaram a tocá-la sempre nos shows. No fundo, eles passaram a exibir as imagens de Senna.