Como Ana Paula Arósio deixou Gilberto Braga na mão antes de sumir da TV
Gilberto Braga, que morreu ontem aos 75 anos, criou personagens marcantes, especialmente figuras femininas, que entraram para a história da teledramaturgia brasileira. Como quase todo autor de novelas, também teve de lidar com imprevistos e um dos mais ruidosos de sua carreira se deu com Ana Paula Arósio.
A atriz era a grande estrela de "Insensato Coração" (2011), que Gilberto escreveu com Ricardo Linhares, mas em um ato súbito simplesmente desistiu da carreira. Ana Paula havia sido reservada para a novela com um ano de antecedência. As gravações com o elenco, em externas, estavam marcadas em Florianópolis, mas a atriz não apareceu.
O que se noticiou à época é que a desistência de Ana Paula Arósio provocou uma correria nos bastidores. Não era para menos, dado o destaque da atriz na novela. Nunca houve uma justificativa clara para o que aconteceu — posteriormente, o público entendeu que a decisão de Ana Paula não era sobre esta novela específica, mas dizia respeito aos novos rumos que ela queria para a própria vida.
Ana Paula Arósio, a protagonista escalada para a trama, não compareceu às gravações e, por isso, a direção tomou a decisão de substituir a atriz. O trabalho da produção segue na capital catarinense — Globo em comunicado enviado à imprensa.
Entretanto, a reviravolta deixou marcas em quem teve de lidar com aquela situação delicada e que necessitava de uma resolução rápida. Nas poucas vezes em que Gilberto Braga comentou o imprevisto com Ana Paula, evidenciou o gosto amargo que sentiu. Na festa de lançamento da novela, por exemplo, para a exibição do primeiro capítulo, nem mesmo o nome da atriz o autor quis pronunciar.
Outros desfalques precisaram ser resolvidos. Fábio Assunção também pediu para sair da novela e foi substituído por Gabriel Braga Nunes, mas o afastamento dele nunca foi sentido da mesma forma por Gilberto como em relação a Ana Paula, que por sua vez foi substituída por Paolla Oliveira.
"Não mudamos nada no roteiro. Fico muito triste em relação ao Fábio, adoro ele, embora o trabalho do Gabriel [Braga Nunes] esteja muito bom? A outra não liguei a mínima. Adorei a Paola [Oliveira]", disse ele.
Em outro rápido comentário sobre a atriz, o autor explicitou descontentamento. "Esse é um assunto que não me agrada. Ela [Ana Paula Arósio] foi antiprofissional. O que posso dizer é que estou muito feliz com a escalação da Paola", declarou o escritor para a revista "Isto É Gente".
Depois do que aconteceu em "Insensato Coração", Ana Paula Arósio, por decisão pessoal, nunca mais voltou a fazer novelas. Ela, que vive na Inglaterra, reapareceu pela última vez no comercial de um banco no ano passado e brincou com o próprio sumiço da televisão. A atriz, que não concede mais entrevistas desde que optou por se manter longe dos holofotes, não foi localizada pela reportagem para comentar o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.