Hans Donner revela como Caetano salvou abertura de novela de Gilberto Braga
Conhecido como "mago das vinhetas" da Globo, Hans Donner teve de fazer milagre ao produzir a abertura de "Água Viva" (1980), mas acredita que não teria conseguido realizar um bom trabalho se não fosse por uma música de Caetano Veloso. A novela estrelada por Raul Cortez, Reginaldo Faria e Betty Faria foi escrita por Gilberto Braga, que morreu nesta semana aos 75 anos, em parceria com Manoel Carlos.
Em conversa com Splash, Hans conta que passou por um sufoco para captar as imagens de pessoas praticando whindsurf que aparecem na abertura. O designer gráfico lembra que sobrevoou o litoral do Rio de Janeiro durante as filmagens.
"Esperei um mês inteiro para o sol sair e o sol não saiu. Não tinha um raio de sol. Filmei com chuva! Eu estava todos os dias de helicóptero indo para Angra dos Reis, Búzios… Onde ia sair o raio de sol eu estava pronto para gravar. E o sol não saiu", se recorda.
Para ele, Caetano Veloso teve um papel fundamental nesta missão. É dele a música "Menino do Rio", que na abertura de "Água Viva" é cantada por Baby do Brasil: "A abertura foi salva pelo Caetano! A música 'Menino do Rio' compensou [a falta de imagens com sol]".
Relembre a abertura de "Água Viva":
Por onde anda Hans Donner?
Hans deixou a TV Globo neste ano depois de fazer história no canal. Não apenas com aberturas e vinhetas clássicas, mas também por ter sido o criador da logomarca da emissora. Atualmente, se dedica a outros projetos, como um programa na TV Cultura e na assinatura de tapetes em pixels para uma marca de alto padrão.
Eles me deixaram lá [na Globo] por respeito. Não tinha mais a minha assinatura real. Não tive a chance de entrar no 'Jornal Nacional' e dizer muito obrigado, que estava em uma jaula maravilhosa de ouro e criando coisas novas. Sou muito grato. A TV Globo me deu uma oportunidade que nenhum designer gráfico do mundo todo teve até hoje, atingindo milhões de pessoas por dia. É inimaginável.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.