Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Estreante em 'Pantanal', atriz se inspirou em Jade Picon para criar Nayara

Victoria Rossetti, que interpreta a influenciadora digital Nayara em "Pantanal", e Jade Picon - Reprodução/Instagram
Victoria Rossetti, que interpreta a influenciadora digital Nayara em 'Pantanal', e Jade Picon Imagem: Reprodução/Instagram

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

14/05/2022 04h00

Victoria Rossetti ganhou atenção em "Pantanal" nos últimos dias por causa do comportamento de sua personagem, Nayara. A jovem não segurou o ciúme ao reencontrar seu ex, Jove (Jesuíta Barbosa), com a nova namorada no Rio de Janeiro e rolou até barraco com Juma (Alanis Guillen).

Diferente da personagem, a sua primeira em uma novela da Globo, a atriz de 22 anos prefere não ser o centro das atenções. No Instagram, onde soma pouco mais de 5 mil seguidores, ela já avisa na bio: "não me leve a sério aqui..." Para criar Nayara, Victoria precisou buscar inspiração em personalidades bem diferentes da dela.

"Fui criando a Nayara. Não existe uma história pregressa do Jove com ela, então tudo isso eu tive que criar. De onde ela vem, como são os pais dela... Essa foi a base da criação. A Jade Picon era minha inspiração maior", diz Victoria sobre a preparação da novela, um dos maiores sucessos da Globo nos últimos anos.

A falta de referência no folhetim original, exibido nos anos 1990, foi também um desafio a mais para a jovem atriz. A personagem dela não tem quase nada a ver com Nalvinha, papel de Flavia Monteiro há 32 anos. "Não cheguei nem a ver a Nalvinha porque eu sabia que seria uma pegada muito diferente com essa questão das redes sociais. Eu não queria muito me espelhar, queria ser o mais jovem e atual possível."

Se Jade Picon era o ideal da personagem para quando ela chegasse no topo, o Instagram também ajudou a atriz a encontrar outros perfis mais semelhantes à Nayara. "Também peguei como inspiração algumas garotas que faziam vídeos simples com filtros, com poucos seguidores, mas que estavam muito a fim de crescer. Pelo roteiro, eu entendi que ela era uma moça mais ingênua", pontua.

Ingenuidade que não permite que Nayara se transforme em uma vilã, mesmo já tendo brigado com a mocinha da novela. "Ela se aproxima do Jove porque realmente está apaixonada por ele. Não tem como ser vilã se ela não está prejudicando ninguém. No máximo é uma antagonista."

"Não vai existir vingança"

No episódio de hoje, Nayara vai soltar um textão depois de ter sido rejeitada por Jove e demitida por Madeleine (Karine Teles), e se afastar das redes sociais por um período, levantando a questão da saúde mental, um tema impensável para a novela original exibida na Rede Manchete, mas que faz todo sentido em 2022.

"Não vai existir vingança. Ela entende que precisa se afastar do Jove depois daquela conversa e o texto que ela posta é mais sobre ela, o que ela vai fazer com a vida dela. Ela vai abandonar as redes por um tempo, vai tentar experienciar a vida dela real", adianta.

"A gente está sofrendo muito com isso, principalmente as jovens mulheres. Com o Instagram criamos idealizações muito fortes sobre a nossa vida. Nunca está no plano do real. Como as redes sociais fazem parte da nossa socialização, ficou natural a gente conviver com essas imagens que são perfeitas, construídas", analisa.

Transtornos mentais como depressão e ansiedade estão crescendo absurdamente. É um sintoma disso, essa idealização nas redes. A gente fantasia muito sobre a nossa vida. Victoria Rossetti, a Nayara de 'Pantanal'

Prezando também pela própria saúde mental, Victoria evita ir atrás da repercussão sobre seu papel, mas não fica imune às críticas que às vezes chegam até por direct. "Quem é espectador pode sentir o que quiser, mas as pessoas não entendem o fazer de uma novela como difícil, corrido, o quanto exige experiência de você, algo que eu não tinha."

No Twitter, onde a novela "Pantanal" diariamente é assunto, Victoria filtra o conteúdo através de amigos atores e professores que usam a rede do passarinho azul.

"A primeira vez que falaram que estavam falando mal de mim no Twitter fiquei bem preocupada e chateada. Mas depois fui conversando melhor com meus amigos atores e entendi que não dá para se importar tanto. Eu tento me afastar disso porque eu não quero que essas opiniões me invadam."

Falando de algumas críticas que a incomodaram, a atriz estreante em novelas justifica. "Eu fiquei nervosa e já vieram falar que eu era uma péssima atriz. Falam mal da minha atuação, mas não pensam em mim. Só eu sei de todo o meu esforço até chegar lá. Bate uma insegurança e nervosismo de estar lá pela primeira vez. Ainda mais com esses atores que têm décadas na casa, fazendo novela. Eles não precisam nem de ensaio."

Parceria de milhões

karine e vic - João Miguel Júnior/Globo - João Miguel Júnior/Globo
Victoria Rossetti e Karine Teles nos bastidores de 'Pantanal', na Globo
Imagem: João Miguel Júnior/Globo

A vida imitou a arte no que Victoria considera um golpe de sorte. Se Nayara se inspira em Madeleine na novela, na vida Karine Teles é simplesmente sua atriz favorita.

"A Karine Teles é minha atriz favorita da vida, a que mais me influenciou. Foi muito louco quando soube que trabalharia com ela. É uma loucura porque é muito corrido esse processo da novela, então não tem como você conhecer tão bem, não tem tanta intimidade, mas tem muita parceria."

Apesar da sorte de ter conseguido um papel que a aproximou da atriz que mais admira, o caminho até a novela das nove não foi tão simples para Victoria. "Consegui 'Pantanal' porque fiz muitos testes antes. Eu passei uns quatro anos só fazendo teste para a Globo. Não é do nada, mas é surpreendente quando acontece de fato."

E a Jade atriz?

Formada pela Escola de Teatro Célia Helena, Victoria diz receber muitas perguntas sobre a carreira e reforça a importância de fazer testes.

"Se eu pudesse dar uma dica para quem quer começar como atriz, diria para começar estudando teatro para ir se apaixonando pela atuação e se engajando nos testes. Fiz várias oficinas e cursos para entender melhor a atuação naturalista e, em paralelo, também fazia muitos testes."

Uma realidade bem diferente da musa inspiradora de sua personagem, Jade Picon. Escalada para uma novela das nove mesmo sem ser atriz, a influenciadora virou alvo da classe e do sindicato. Sem fugir da polêmica, Victoria opina sobre a escolha da Globo.

"O BBB é um reality que produz estrelas, e isso é rentável. Essas personalidades dão muita visibilidade. A novela é um equilíbrio entre quem tem amor pela atuação e pessoas que vão trazer mais visibilidade."

nay - Fabio Rocha/Globo - Fabio Rocha/Globo
Nayara é a primeira personagem da atriz Victoria Rossetti em uma novela
Imagem: Fabio Rocha/Globo

E, ainda que não tenha formação para atuar, Jade conta com outros pontos fortes para sua estreia. "Eu não acho que a Jade vá ficar nervosa tanto quanto eu fazendo novela. Ela já é o centro das atenções, isso não vai ser difícil para ela, mas não sei se ela tem tanto amor ao teatro. No entanto, ela pode estudar e ser uma ótima atriz nessa novela."

Para Victoria, a discussão vai muito além de Jade, e não é uma retaliação à influenciadora que indiretamente a ajudou a construir sua mais importante personagem.

"Não é sobre a Jade, mas a novela é mercado, e não teatro. Acho interessante quando apontam que é um desrespeito com a classe artística. As pessoas ralam para ter dinheiro para tirar o DRT e, no fim, não é só sobre a profissionalização. É também sobre dinheiro e visibilidade."