Topo

Comediante Tiffany Haddish é acusada de molestar duas crianças nos EUA

Jovem diz que ela e o irmão foram coagidos a gravar vídeos sugestivos por Tiffany Haddish e outro comediante - Leon Bennett/Getty Images
Jovem diz que ela e o irmão foram coagidos a gravar vídeos sugestivos por Tiffany Haddish e outro comediante Imagem: Leon Bennett/Getty Images

De Splash, em São Paulo

02/09/2022 13h10

Uma jovem de 22 anos afirma que ela e o irmão foram molestados pelos comediantes Tiffany Haddish e Aries Spears na infância. Tiffany é conhecida por filmes como "Operação Supletivo - Agora Vai!" (2018) e "O Peso do Talento" (2022).

A jovem, que preferiu manter seu anonimato, afirma que foi coagida pelos comediantes a gravar um vídeo simulando sexo oral num sanduíche aos 14 anos. Já seu irmão tinha 7 anos quando participou de um esquete chamado "Through a Pedophile's Eyes" — em português, "Do Ponto de Vista de um Pedófilo".

Ao site "The Daily Beast", a mãe dos jovens conta que conheceu Tiffany Haddish através da comédia e que as duas foram amigas por anos. Um dia, a comediante disse que havia encontrado um papel para a filha mais velha dela num comercial.

No dia da gravação, nem a jovem e nem a mãe sabiam do que se tratava. A menina foi colocada numa cabine de gravação por Haddish e Aries Spears, que também trabalhou na produção do vídeo. Eles exibiram um vídeo em que um grupo de universitárias briga por um sanduíche e em seguida começa a comer de forma sugestiva, "gemendo e fazendo sons sexuais enquanto duas delas comiam o sanduíche de forma a simular sexo oral", diz o processo, ao qual o site teve acesso.

Segundo a jovem, Spears a orientou a "imitar o que havia visto na tela, incluindo os sons idênticos ao que ouviu no vídeo". Ela ficou em silêncio até que Haddish "verbalmente explicou o que a denunciante deveria fazer, e depois mostrou a ela como fazer sexo oral, incluindo movimentos, sons e gemidos".

Ela diz que tentou seguir as instruções apesar do desconforto, mas sentiu que não havia conseguido fazer o que eles pediram. Ela recebeu US$ 100 ao final da gravação e foi para casa, onde não falou à mãe o que havia acontecido.

No dia da gravação com seu irmão, que na época tinha 7 anos, a comediante disse à família que a gravação seria para a Nickelodeon — na realidade, o vídeo chamado "Do Ponto de Vista de um Pedófilo" foi postado no site "Funny Or Die".

No vídeo, a criança aparece de cueca enquanto Spears, que interpreta um pedófilo, o observa através de furos numa folha de jornal que finge ler. Segundo o Daily Beast, a câmera dá zoom nas nádegas e na virilha do garoto, Spears massageia os ombros dele e o menino brinca com um trem de maneira que sugere masturbação. No fim, a criança é quem observa sua babá através de furos num jornal enquanto massageia os próprios ombros. A cena final mostra o seguinte texto: "Cuidado com quem você deixa as suas crianças!"

No processo, a mãe das crianças diz que recebeu uma ligação do filho chorando e foi tirar satisfação com Tiffany Haddish, que disse apenas que o mundo da atuação não era para ele. Ela pediu para ver o vídeo, mas Aries Spears disse que a gravação havia sido deletada porque a atuação do menino não era boa o suficiente. Ela só descobriu o que aconteceu quatro anos depois, quando viu o vídeo na internet.

A jovem afirma que até hoje tem traumas: "Eu não namoro homens. Eu não faço sexo. Não sou uma jovem de 22 anos normal que sai para festas, se diverte e beija". Ela conta que seu irmão cobre as câmeras de todos os seus dispositivos eletrônicos com Band-Aids porque tem medo de ser observado e gravado.

Ambos estão fazendo terapia, e em uma atividade do tratamento o menino escreveu: "Eu não tenho amigos. Eu não confio em ninguém. Eu tenho medo de adultos, eu me recuso a ser gravado ou tirar fotos porque tenho medo de adultos esquisitos tentarem fazer coisas estranhas comigo de novo. Eu passo todo o meu tempo no meu quarto e não vou a lugar nenhum, porque não confio em ninguém".

Procurado pela revista People, o advogado de Tiffany Haddish afirmou que "a mãe dos denunciantes tenta fazer essas acusações malucas há anos. Todos os procuradores que pegaram o caso dela — e foram vários — acabaram abandonando a questão uma vez que ficou claro que as acusações não tinham mérito algum e que a Sra. Haddish não se abalaria. Agora, ela fez sua filha adulta representar a si mesma neste processo. Ambas vão sofrer juntas as consequências desse processo inútil".

Já o advogado de Aries Spears disse à mesma revista que o comediante "não vai se abalar por qualquer coisa".