Cenas quentes, ursinho do pai: livro de Harry e os segredos da família real
A autobiografia do príncipe Harry, 38, respondeu a muitas perguntas que o público tinha sobre os bastidores da família real.
"O que sobra" traz a versão do príncipe de questões como a rixa entre Meghan Markle e Kate Middleton, as mortes da princesa Diana e da rainha Elizabeth e os hábitos do rei Charles 3º.
Veja as dúvidas que Harry tirou no livro:
Kate e Meghan se dão bem?
Segundo Harry, não muito. Ele conta que o irmão, príncipe William, e a cunhada ficaram empolgados quando souberam que ele estava namorando uma atriz de "Suits" por serem grandes fãs da série. No entanto, preconceitos e diferenças culturais entre os britânicos e Meghan, que é americana, logo começaram a azedar a relação familiar.
Vestido, comentário e brilho labial foram motivos de desentendimento entre as concunhadas. No livro, Harry conta que ajustes no vestido de daminha de honra de Charlotte, filha de Kate e William, causou problemas entre Meghan e Kate. Em outra ocasião, Kate se ofendeu após Meghan dizer que ela estava com "baby brain", algo como um esquecimento ou confusão causado pelas variações hormonais em mulheres grávidas. Harry diz que William chegou a apontar o dedo para Meghan e dizer que o comentário dela foi "rude". Em outro momento, em um evento, Meghan pediu o brilho labial de Kate emprestado, o que teria deixado a nova princesa de Gales visivelmente incomodada.
William também teve problemas com Meghan. Em um dos trechos mais marcantes do livro, Harry descreve uma briga em que foi agredido fisicamente por William. Na discussão, o herdeiro do trono teria dito que Meghan é "rude", "briguenta" e "difícil".
Como foi descobrir a morte de Diana?
Harry conta que o pai se sentou na beira de sua cama para dar a notícia. Charles teria colocado a mão no joelho do filho e dito: "Meu filho querido, mamãe sofreu um acidente de carro. Ela teve um ferimento grave na cabeça e foi levada ao hospital, filho." O príncipe, aos 12 anos de idade, reagiu à notícia esperando que a mãe se recuperasse do acidente. No entanto, o pai precisou dar a notícia trágica: "Eles tentaram, querido. Mas ela não resistiu."
O príncipe disse que o pai não o abraçou. "Ele não era bom em demonstrar emoções em circunstâncias normais. Como poderia esperar que ele as demonstrasse em uma crise como essa? Mas sua mão caiu no meu joelho mais uma vez, e ele disse: 'Vai ficar tudo bem.' Isso era muito para ele. Paternal, esperançoso, gentil. Mas também não era verdade."
Ele afirma que chorou uma única vez, no enterro da mãe. "Eu queria chorar e eu tentei, porque a vida da minha mãe foi tão triste. Mas não consegui. Nem uma gota."
Harry também confirmou que usou drogas para lidar com o luto. Além da bebida, Harry usou cocaína, maconha e experimentou cogumelos e Ayahuasca. "[Usar cocaína] não era muito divertido e eu não me sentia especialmente feliz, como algumas pessoas pareciam se sentir, mas fazia com que eu me sentisse diferente, e esse era meu objetivo principal. Sentir. Ser diferente."
Charles realmente carrega um ursinho de pelúcia até hoje?
Segundo Harry, sim. Essa história já havia sido revelada pelo biógrafo Christopher Andersen e foi confirmada por Harry em "O que sobra". "O ursinho ia para todo lugar com meu pai. Era um objeto que inspirava pena, com braços quebrados e linhas penduradas, buracos remendados aqui e ali. Eu imaginava que o ursinho era parecido com meu pai, quando os valentões terminavam de maltratá-lo. O ursinho expressava de forma eloquente, melhor do que meu pai jamais poderia, a solidão de sua infância."
Como é a relação dele com Camilla Parker Bowles?
Harry diz que, na infância, o irmão suspeitava que Charles tinha uma amante. "Nós não entendíamos o que estava acontecendo com nosso pai, mas certamente tivemos uma intuição, sentimos a presença da 'Outra', porque sofremos com os efeitos disso". [...] "[A traição] confundia [William], atormentava ele, e quando essas suspeitas se confirmaram, ele sentiu uma enorme culpa por não ter dito nada, não ter feito nada antes".
Ele afirma que implorou para o pai não se casar com Camilla. Harry e o irmão temiam que o mundo fizesse comparações entre Camilla e Diana e pediram que o pai não se casasse novamente. No entanto, as súplicas dos filhos foram ignoradas, e Harry diz que a madrasta logo começou uma "campanha" para se casar e se tornar rainha.
O príncipe comparou seu primeiro encontro com Camilla a uma injeção. "Feche os olhos e você não vai nem sentir", teria pensado Harry na ocasião. Ele afirma também que a madrasta estava "entediada" quando eles se conheceram por não considerá-lo um obstáculo ao casamento com Charles.
Harry acusa a madrasta de vazar conversas para a imprensa. Segundo o príncipe, Camilla vazou histórias dele e de Meghan para melhorar sua imagem na imprensa britânica. Ele acusa Camilla e o pai, inclusive, de vazar e distorcer o desentendimento sobre o vestido de Charlotte, prejudicando Meghan e favorecendo Kate.
Meghan foi "banida" de Balmoral quando a rainha Elizabeth morreu?
Segundo Harry, sim. Charles teria proibido Meghan de ir ao Castelo de Balmoral quando Elizabeth morreu. "Ele explicou seus motivos, que eram sem sentido e desrespeitosos, e eu não aceitei. Respondi: 'Jamais fale da minha mulher desse jeito'", escreveu Harry.
Ele diz que foi excluído dos planos da família no momento da morte da avó. Além disso, Harry diz que só soube da morte de Elizabeth pela BBC, depois que seu avião pousou na Escócia.
O príncipe revelou suas últimas palavras para a avó. Apesar de ter chegado depois de Elizabeth ter morrido, ele teve um momento a sós com a avó. "Eu sussurrei que esperava que ela estivesse feliz e que ela estivesse com meu avô [Philip] agora. Eu disse que a admirava por ter cumprido suas funções até o final, o Jubileu de Platina, as boas-vindas da nova primeira-ministra."
Harry já viu as cenas quentes de Meghan na televisão?
Ele diz que pesquisou as cenas por conta própria e agora precisa de "terapia de choque" para esquecê-las. No livro, ele conta que no início do namoro "cometeu o erro" de buscar as cenas de sexo de Meghan em "Suits", série em que a atriz atuou por sete temporadas. "Eu a vi se atracando com um colega de elenco em um escritório ou sala de reunião. Eu não precisava ver isso", brinca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.