Rosalía foi uma das últimas artistas a subir no palco do Lollapalooza Brasil 2023. A cantora lotou o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em uma das apresentações mais agitadas e ensurdecedoras do festival. Não havia uma pessoa quieta na plateia.
Ficou muito claro como, para Rosalía, o show dela não pode ser nada menos do que um espetáculo. Os telões fazem um show de cores a parte, harmonizando com a cantora e com os dançarinos de apoio. Criam um cenário em 360° no palco, com corredores de luzes e um chão branco que muda de cor com as luzes do palco. Desse modo, não se importa de onde olhasse, da plateia, de casa e até de ponta cabeça: o show estaria lindo.
Isso sem falar na sincronia dos bailarinos e da artista, movendo-se pelo palco de maneira completamente fluida. Tudo perfeito. A ponto de ficar intrigante?
A perfeição de Rosalía parece ter um motivo bem claro: fazer de todo momento do show uma filmagem impecável para o TikTok. Na verdade, fica bastante claro como o principal objetivo são redes sociais, pois em diversos momentos o show é filmado não pelas câmeras do Multishow que transmitem na televisão, como nas outras apresentações - mas por celulares.
Toda a captura de imagens é feita por uma equipe exclusiva. Elas são claramente diferentes das outras - e totalmente calculadas. Há giros pelo palco (e os dançarinos estão fora do caminho), takes do teto do palco (em momentos de sincronia, e as pessoas olham para cima na hora certa), e ângulos bastante diferenciados.
A prova maior, porém, é o uso constante de celulares para filmar. Eles são gravados na vertical, por ser o formato necessário para Stories de Instagram e TikTok. Passam no telão do palco, e também na televisão, e destacam diversos momentos importantes do show. Rosalía interage com o aparelho enquanto canta e se apresenta, fala com a câmera, e até dá um beijo no celular. Os bailarinos se alternam e gravam muito, também, em diversos ângulos em momentos supostamente descontraídos. Mas, como mágica, Rosalia sempre sabe quem está filmando e para onde olhar.
Ainda, mais de uma vez a artista saiu do alcance da vista da plateia, foi para uma parte escondida do palco - acessível apenas por uma câmera de celular - para secar o rosto e beber água. É muito raro algum artista sair da frente do palco no Lolla.
Toda interação com câmeras, celulares e pessoas é impecável - e mostra como cada passo, cada levantada de mão e cada sorriso de Rosalía no palco foi combinado e ensaiado à exaustão para entrar no momento certo do espetáculo perfeito.
O resultado é realmente ótimo, uma apresentação intacta, com cada pedaço em harmonia. O público responde, enlouquecido e envolvido no evento. Mas fica muito nítido que também é bastante engessado: tudo tem seu lugar, e não tem muito espaço para se mover.
E o objetivo? Fazer o conteúdo ideal para as redes. Em um mundo no qual temos clipes pré-gravados e tantas vivências na internet, fica o pensamento: será que uma apresentação ao vivo não devia ser mais solta, interativa e descontraída? Talvez fosse melhor separar a hora de fazer TikTok do momento de interagir e se entregar aos fãs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.