Topo

Primeiro colocado do ranking de "Street Fighter V" é punido pela Capcom

Maus perdedores começarão a ser punidos severamente por trapacearem com desconexões propositais - Divulgação
Maus perdedores começarão a ser punidos severamente por trapacearem com desconexões propositais Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/03/2016 16h04

Após superarem os frequentes problemas de conexão dos primeiros dias após o lançamento de "Street Fighter V", os jogadores do game de luta passaram a ter outro problema. Trata-se dos "rage-quitters", jogadores que, na iminência de uma derrota em partidas online "para valer", se desconectam do jogo. Com isso, não perdem os chamados PL, pontos que determinam a sua classificação no ranking global do game.

Inicialmente não havia nenhum tipo de punição para a prática, o que acabava frustrando os jogadores que, ao vencer uma partida, não tinham seus pontos computados. A situação mudou na última semana, quando a Capcom começou a tomar providências para coibir esse tipo de atitude.

Curiosamente, um dos punidos mais ilustres foi o líder do ranking global do jogo. O jogador japonês WORLD_COMBO, desconhecido do cenário competitivo de "Street Fighter", liderava a tabela com 10.047 PL, sendo um dos únicos dois jogadores a ter o título "Super Platinum", dado a quem alcança 10.000 PL no jogo. Já o segundo colocado, TS-Sabin, é bastante conhecido em torneios do game de luta, o que dá uma boa credibilidade aos seus resultados. 

Na manhã desta terça-feira (8), WORLD_COMBO despencou no ranking, sendo punido em mais de 9.000 PL e voltando à categoria bronze, com 675 PL. 

Punição Street Fighter V - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Ex-líder do ranking, o japonês WORLD_COMBO perdeu quase todos os pontos obtidos devido à prática de desconectar na iminência de derrota
Imagem: Montagem/UOL

Inicialmente, a Capcom pediu aos jogadores que gravassem situações nas quais os maus perdedores se desconectavam na iminência de uma derrota. A produtora, porém, agora afirma que é capaz de detectar por conta própria esses jogadores. Para isso, ela detecta contas que tem um índice de desconexão entre 80 e 90% e seleciona aquelas que têm números de PL irreais.

A primeira leva de punições incluiu 30 jogadores, causando a perda de parte dos PL obtidos. Futuramente, a empresa planeja fazer uma varredura semanal, resetando os pontos de quem adotar a prática. A Capcom salientou que desconexões eventuais não serão penalizadas, o que evitará que jogadores sejam punidos injustamente.