Topo

Estrangeiro quebra tabu e é campeão de "StarCraft" na Coreia após 16 anos

Desde 2000 nenhum estrangeiro vencia um torneio de "StarCraft" na Coreia do Sul; "Neeb", de 18 anos, disputará as finais do mundial durante a Blizzcon - Reprodução
Desde 2000 nenhum estrangeiro vencia um torneio de "StarCraft" na Coreia do Sul; "Neeb", de 18 anos, disputará as finais do mundial durante a Blizzcon Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/10/2016 16h08

Não é exagero nenhum dizer que a Coreia do Sul é a terra de "StarCraft", tanto que o país possui uma liga própria dentro do campeonato mundial do jogo e, por lá, a atividade é incentivada pelo governo e bastante difundida na sociedade. O resultado disso é que os melhores jogadores do game são daquele país.

Esse pano de fundo dá ainda mais peso para a conquista do norte-americano Alex "Neeb" Sunderhaft. O jogador de 18 anos venceu a KeSPA Cup 2016 de "StarCraft II" e foi o primeiro estrangeiro desde o canadense Guillaume "Grrrr..." Patry a vencer um torneio do game no país. Patry havia conquistado a Hanaro Ongamenet Starleague em 2000.

A vitória de "Neeb" na final foi contra o sul-coreano Cho "Trap" Sung Ho e veio de forma expressiva, com o placar de 4 a 0. O norte-americano havia participado recentemente da Copa Intercontinental de "StarCraft II", realizada em setembro na Cidade do México. No torneio, ele foi o terceiro colocado. "Neeb" também está classificado para as finais do campeonato mundial do game, cuja etapa decisiva será disputada durante a Blizzcon, no início de novembro.