CES 2021: Samsung aposta em robôs assistentes e reuso de celulares antigos
Os robôs aspiradores são uma febre nas redes sociais, principalmente quanto tem um gatinho pegando aquela carona marota. E a Samsung lançou uma evolução deles, o JetBot 90 AI+. Além dele, a empresa trouxe outras novidades para facilitar as tarefas domésticas, se exercitar em casa e até uma forma de reutilizar seu smartphone Galaxy antigo.
Previsto para chegar ao mercado dos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, o JetBot 90 AI+ conta com sensores e navegação baseados em IA (inteligência artificial). O aparelho usa o sensor LiDAR, semelhante aos usados em carros autônomos, que detecta a distância e a localização das pistas para realizar os movimentos.
Um outro detector em 3D reconhece a diferença entre objetos como um brinquedo ou mesmo a perna de uma cadeira, e analisa a forma da sala, por exemplo, para fazer manobras ao redor dela sem causar colisões.
Há ainda um algoritmo de reconhecimento que permite identificar itens de todos os tipos de obstáculos e definir a rota mais segura e mais eficiente. A partir da coleta dessas informações, o JetBot 90 AI+ pode limpar de perto os objetos em volta do piso, tendo uma margem segura em relação aos objetos frágeis ou delicados e também entrar embaixo de móveis quando necessário.
Segundo a fabricante, o robô, ao limpar o piso, maximiza a potência de sucção de 30 W de seu sistema Jet Cyclone, retendo o pó do ar e a sujeira. Quando completa as tarefas, ele volta automaticamente para a estação de limpeza, onde esvazia a sujeira em um saco que só precisa ser trocado uma vez a cada dois ou três meses.
Outro diferencial do produto é que o consumidor pode controlá-lo de onde quiser. Quando conectado ao smartphone, a partir do aplicativo Samsung SmartThings, consegue programar uma limpeza, definir "zonas proibidas" em um mapa de sua casa e, quando a pessoa estiver fora, até mesmo conectá-lo à câmera para observar a casa e os animais de estimação.
De teleconferência a vinhos
Apresentados como novidades para um "futuro próximo", os modelos de robôs Care e Handy também estão sendo desenvolvidos para ajudar nas atividades do dia a dia.
Pela apresentação da Samsung, o primeiro é um assistente pessoal, lembrando a pessoa de coisas como compromissos, de se exercitar após longas horas sentado e das frequentes teleconferências. Além de alertar sobre os agendamentos, ele pode fazer a conexão direta com a atividade programada a partir de uma tela acoplada, que lembra um tablet.
O segundo robô, em forma de mão mecânica, consegue identificar, separar e pegar objetos para organizar a casa. Com as habilidades, pode até coletar aquela roupa suja deixada na cadeira, colocar pratos sujos no lava-louças, fazer a mesa e até servir vinhos.
De acordo com a fabricante, essas tecnologias ainda estão em desenvolvimento e não estão disponíveis para venda.
Personalizando as experiências
A companhia sul-coreana ainda apresentou dois novos serviços para a casa: o SmartThings Cooking e o Health Smart Trainer. A ideia é ajudar os usuários em diferentes aspectos do cotidiano e, claro, desenvolver uma relação mais estreita.
O SmartThings Cooking, disponível em um app, é um planejador de refeições automático alimentado por IA que recomenda opções de pratos para toda a semana, cria listas de compras e se conecta aos varejistas de mercearia. As dicas para as receitas podem ser enviadas diretamente aos aparelhos de cozimento sincronizados da Samsung, minimizando erros.
Já o Health Smart Trainer, que estará em modelos de TVs lançados em 2021, tem a proposta de transformar a casa dos usuários em academias.
De acordo com a fabricante, o novo recurso apresenta exercícios e analisa a postura em tempo real, além de oferecer feedback durante e após os treinos. O Smart Trainer também ajuda a contar as repetições e estima as calorias queimadas. Com vídeo e treinamento interativo via controle de voz habilitado para Bixby, o serviço se propõe a elevar a personalização do treino em em casa.
Reutilização de smartphones
Outra novidade da marca é o programa de reutilização de smartphones Galaxy em casa —uma atualização em relação ao formato anterior de reaproveitamento.
O sistema tem o objetivo de ressignificar aparelhos antigos do modelo para uso de internet das coisas. Com o projeto, a marca oferece opções como transformar o aparelho antigo em um monitor de bebês ou um sensor de presença, permitindo que a pessoa ligue as luzes de casa a distância para dar mais segurança aos seus bichos de estimação.
Para Sandeep Rana, especialista em sustentabilidade ambiental da Samsung, o programa é o "reconhecimento de nossa necessidade de assumir responsabilidades e estar em harmonia com a natureza".
A empresa não detalhou quando vai liberar tais funções. A única coisa certa é que estas funcionalidades serão liberadas pelo app da Smart Things, da Samsung.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.