Como receber alertas de chuvas fortes ou desastres no celular
A tragédia em Petrópolis (RJ), que deixou mortos, ferido e desabrigados após intensas chuvas nesta semana, também deixou muitos brasileiros com medo de tempestades repentinas. Pois saiba que é possível, em alguns casos, receber pelo celular avisos quando há risco de chuva forte ou desastre iminente na sua região.
A Defesa Civil alerta antecipadamente lugares que podem ser afetados por chuvas, desastres e demais fenômenos climáticos perigosos. O serviço de avisos está disponível para todo o Brasil de maneira gratuita através de SMS. Saiba como ativar para você:
- No seu celular, envie um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 com o CEP da sua residência ou outra região que deseja monitorar;
- Em seguida, você receberá uma mensagem de confirmação de cadastro. A partir daí, você será notificado com os avisos da Defesa Civil sobre eventos climáticos danosos.
Caso você queira receber alertas de desastres para mais de uma região, apenas repita o procedimento com outro CEP.
Além da Defesa Civil, o aplicativo AccuWeather, desenvolvido por uma empresa nos Estados Unidos, fornece serviços de alertas de previsão do tempo.
O app, disponível para Android e iOS, informa condições climáticas que podem gerar situações arriscadas em ruas alagadas por chuva forte, geadas ou até neve.
Confira como verificar o alerta no app AccuWeather no seu celular:
- Baixe o app para Android ou iOS;
- Por padrão, o aplicativo AccuWeather já envia alertas automaticamente do seu local atual, não precisar fazer nada. Mas para visualizar as opções habilitadas, vá no canto superior esquerdo da tela, no ícone das linhas horizontais, e depois toque em "Configurações";
- Na tela seguinte, selecione a opção "Gerenciar notificações" e verifique o padrão de alertas que será enviado para você em condições meteorológicas graves.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.