Topo

Maior radiotelescópio do mundo recebe última antena

Em Santiago

01/10/2013 20h03

O ALMA, maior radiotelescópio do mundo, situado no norte do Chile, recebeu a última de suas 66 antenas e estará pronto para operar a plena capacidade até o final do ano, informaram os encarregados do projeto.

"A última antena do observatório ALMA - Atacama Large Millimeter/submillimeter Array - foi entregue", informou um comunicado oficial.

A antena, de 12 metros de diâmetro, é a última das 66 antenas que integram o projeto. Desse total, 25 são antenas europeias, 25 americanas e 16 japonesas. As três regiões participam do radiotelescópio, considerado o mais potente do planeta.

"A entrega da última antena marca o fim da etapa de construção do conjunto e o início da plena disponibilidade das 66 antenas para as observações científicas, o que representa o início de uma nova era de descobertas para a astronomia", assinala o comunicado.

"A meta é ter funcionando juntas as 66 antenas ultra-precisas de ondas de rádio milimétricas e submilimétricas até o final de 2013".

O observatório está situado no planalto de Chajnantor, a mais de 5 mil metros de altitude, no deserto de Atacama, norte do Chile.

Inaugurado em março de 2013, a ALMA recolherá informações sobre as origens do Universo, observando a luz em ondas milimétricas e submilimétricas, invisíveis ao olho humano.

A construção e as operações do ALMA são compartilhadas pelo Observatório Europeu Austral (ESO), Observatório Rádio Astronômico Nacional (NRAO), operado pela Associated Universities Inc. (AUI), dos Estados Unidos, e pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão.