Coreia do Sul lança com sucesso seu foguete espacial Naro
A Coreia do Sul lançou com sucesso nesta quarta-feira (30) o seu foguete Naro-1, o primeiro fabricado parcialmente com tecnologia local, após duas tentativas fracassadas em 2009 e 2010, o que representa uma grande evolução em seu programa espacial.
O foguete foi lançado às 16h locais (5h de Brasília) a partir da plataforma de Goheung, a 480 quilômetros ao sul de Seul, e conseguiu desdobrar com sucesso o satélite que carregava, segundo a agência sul-coreana Yonhap.
O processo aconteceu como foi planejado e os mecanismos de abertura para liberar o satélite STS-2C funcionaram corretamente, mas ainda é preciso que o dispositivo envie seus primeiros sinais para determinar o sucesso total da missão.
Caso isso se confirme, a Coreia do Sul entrará para o seleto clube das potências espaciais que conseguiram colocar em órbita um satélite a partir do seu território e com um foguete desenvolvido com tecnologia local.
A operação teve um percurso repleto de dificuldades e acontece depois de a rival Coreia do Norte ter conseguido a mesma façanha em dezembro passado.
A Coreia do Sul, quarta principal economia da Ásia, já enviou ao espaço cerca de dez satélites até hoje, mas, sempre, usando plataformas e foguetes estrangeiros.
Além disso, havia realizado duas tentativas fracassadas de enviar o Naro ao espaço, em 2009 e 2010. Da primeira vez, o foguete alcançou a órbita desejada, mas um defeito nos mecanismos de abertura impediu a liberação do satélite; da segunda, o projétil explodiu pouco depois de ser lançado por problemas elétricos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.