Nasa descobre "nevasca" de gelo seco em Marte
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) divulgou nesta terça-feira (11) evidências de que Marte tem “nevascas” periódicas. A sonda de reconhecimento MRO, que orbita o planeta vermelho, encontrou suspenso na atmosfera dióxido de carbono congelado, o conhecido gelo seco que só persiste em temperaturas negativas (- 125 graus Celsius).
“Nós descobrimos que as nuvens - flocos de ar marciano - são compostas de dióxido de carbono, e eles são grossos o suficiente para resultar em acúmulo de neve na superfície”, afirma Paul Hayne, do Laboratório de propulsão a Jato da Nasa e que chefiou o estudo publicado no periódico Journal of Geophysical Research.
A “nevasca” marciana ocorre durante o inverno e atinge apenas o polo sul do planeta, segundo o grupo de pesquisadores. A análise dos dados captados pela sonda revelou que uma nuvem de gelo de 500 quilômetros de diâmetro encobre esta região gelada todo ano. Segundo os pesquisadores, isto demonstra que o planeta também tem estações como a Terra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.