Astronauta da ISS registra aurora boreal causada por tempestade solar
Da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), o astronauta norte-americano Reid Wiseman postou na noite desta sexta-feira (12) em sua conta do Twitter (@astro_reid) uma foto da aurora boreal na atmosfera terrestre. Na mensagem, ele diz “Linda #aurora está voltando. Um retorno bem-vindo, de fato!”, em tradução livre. A aurora é resultado da interação entre uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas e o campo magnético terrestre.
Além do belo fenômeno registrado por Wiseman, a tempestade solar afetou a transmissão de canais a cabo, inclusive dos brasileiros Globo News, SporTV, GNT, Multishow e Viva, da Globosat. O problema ocorreu às 13h25 (horário de Brasília). Além disso, as explosões também podem afetar sinais de GPS, comunicações de rádio e transmissões de energia.
As auroras acontecem mais comumente nas áreas próximas aos polos magnéticos da Terra, onde as partículas oriundas do vento solar encontram as mais altas camadas atmosféricas. Com as explosões, esse fenômeno se intensificou e pode aparecer em locais mais distantes dos polos terrestres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.