Maquiagem para cabelos brancos ou crescidos: como camuflar a raiz em casa
Quando aparecem fios brancos, há mulheres que os encaram numa boa e assumem o novo visual, outras que os cobrem com tintas e também quem recorra a maquiagens -- até máscara de cílios! -- para camuflá-los. Produtos específicos de disfarce temporário, como sprays, estão cada vez mais presentes nas prateleiras das farmácias e são ótimos também para disfarçar aquela raiz crescida, entre colorações. Falamos com profissionais, que dão dicas preciosas de como usá-los e retirá-los sem erro:
Escolha o tom mais parecido com o seu
As maquiagens para cabelo são encontradas nos mais diversos tons, entre loiros, ruivos, castanhos e pretos. Além disso, há versões em bastão, spray ou a que parece um rímel. “Esses produtos dão ótimo resultado de retoque de raiz e até mesmo de raiz mais cheia, volumosa”, explica o beauty expert Augusto Rebello.
Veja também:
- Qual tipo de coloração é indicada para os seus cabelos?
- Cabelos: Rosé gold é o novo tom desejo de coloração
- Cores, cortes e mechas: tendências de cabelos para o outono-inverno 2017
Aplique nos cabelos limpos
Com os cabelos limpos, aplique a quantidade indicada na embalagem, que varia de marca para marca, na altura da raiz: “No caso do spray, que é o mais popular, aplique com 15 cm de distância, em movimentos horizontais de vai e vem. Assim, você vai cobrindo a raiz e não acumula produto, que deixa o cabelo duro. Espere secar por uns cinco minutos. Após o processo, não use pente, pois pode estragar a cobertura. É melhor usar as pontas dos dedos”, indica a hairstylist Lucy Cossenzo, do Square by Romeu Felipe, de São Paulo. “Depois de secar, dê pequenos toques com as pontas dos dedos, como se você estivesse massageando o couro cabeludo no banho. Assim você consegue um acabamento mais natural”, completa.
Produtos que parecem com rímel são mais efetivos para correções pontuais -- quando existe um fio ou outro a ser coberto. Já para aplicar os em bastão, umedeça a área que deseja cobrir e em seguida aplique o produto com leves e curtas pinceladas.
Remova com xampu
Ao utilizar esse tipo de maquiagem, é importante fazer uma higienização adequada do couro cabeludo com, pelos menos, duas lavagens seguidas; e usar xampu tipo detox, que não altera o PH do couro cabeludo, minimizando irritações.
Tome cuidado para não manchar
“Essas maquiagens realmente podem manchar as roupas e a pele, mas por muitas vezes ser em spray e ter jato direcionado, as chances são pequenas. As precauções na aplicação são cobrir o rosto com a mão, imitando uma viseira, para proteger os olhos. Se a intenção for tingir mais que a raiz, recomendo usar uma capa ou uma toalha como proteção”, exemplifica Lucy Cossenzo.
Teste antes contra alergias
Como todo cosmético, faça um teste antes de aplicá-lo: coloque uma pequena quantidade na área do pescoço e espere meia hora, no mínimo, antes de usá-lo em toda a área desejada. Caso haja coceira ou vermelhidão no local, suspenda o uso imediatamente.
Máscara de cílios, pode?
Caso você não queira investir em um produto específico, a máscara de cílios pode ser usada, sim: “O uso não é proibido, mas é preciso ter consciência de que a pessoa está usando um produto que não é adequado para aquele local. Assim como os sprays, existem outros produtos com esta finalidade”, afirma a dermatologista Izabella Rezende.
Não passe demais para não deixar o cabelo duro
Um ponto negativo desses produtos é o endurecimento do fio, quando se passa produto demais. Se isso acontecer, pegue um algodão úmido para retirar o excesso. Espere o fio secar e veja se vai precisar reaplicar a maquiagem.
É melhor usar antes ou depois de finalizadores?
“A maquiagem para cabelo pode ser usada antes de finalizadores, como sprays fixadores, caso o penteado seja solto. Mas se ele for um rabo ou coque, vale prender primeiro e só camuflar no final, já que os outros fios não irão aparecer”, indica Lucy Cossenzo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.