Topo

Francesas poderão retirar pílula do dia seguinte de graça e sem receita

Pílula do dia seguinte - 	areeya_ann/iStock
Pílula do dia seguinte Imagem: areeya_ann/iStock

Colaboração para Universa, em São Paulo

25/09/2022 14h50

As francesas de todas as idades poderão retirar a pílula do dia seguinte de graça em farmácias a partir do ano que vem.

O ministro da saúde da França, François Braun, anunciou a novidade como parte de uma série de medidas para proteger os direitos reprodutivos e sexuais das mulheres. Vale lembrar que o aborto é legal na França desde 1975.

Em entrevista ao jornal francês 20 Minutos, o ministro afirmou que a pílula do dia seguinte será disponibilizada em farmácias gratuitamente e sem necessidade de receita.

Atualmente, o contraceptivo de emergência só é gratuito e sem receita para meninas menores de idade e com receita para mulheres de até 26 anos. A mudança será inclusa no orçamento de Segurança Social de 2023 do país.

Como parte das medidas, o ministro também anunciou que disponibilizará exames grátis de ISTs para todas as pessoas de até 26 anos. Atualmente no país, apenas o teste de HIV é gratuito.

No Brasil, a pílula do dia seguinte pode ser obtida gratuitamente em unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento por mulheres de qualquer idade. O acesso a exames de ISTs (HIV, sífilis e hepatite) é gratuito e universal e pode ser feito em unidades de saúde especializadas, sem necessidade de pedido médico.