Beijo do arco-íris: o que é e quais os riscos da posição viral no TikTok
Não se engane, o beijo arco-íris não é um tipo de beijo ou uma nova cor de batom usado pela comunidade LGBTQIA+. Na verdade, essa tendência tem a ver com sexo oral e tem dado o que falar no TikTok, com vídeos-respostas e reações de curiosidade e estranhamento entre os jovens na rede social.
Afinal, o que é o beijo do arco-íris?
A partir da troca de fluidos, o beijo arco-íris é uma prática e um fetiche sexual onde acontece a mistura do sémen com o sangue menstrual por meio do beijo.
Isso mesmo. Esse é um beijo que ocorre após a posição 69 (sexo oral simultâneo) entre um homem e uma mulher menstruada após o homem ejacular. Os dois fluidos misturados dão o nome ao beijo.
Há perigo em fazer o beijo do arco-íris?
Sim, a posição sexual que chegou a trendar na plataforma traz diversos perigos de propagação de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
"Me preocupa bastante essas trends, principalmente porque uma geração tão nova consome os conteúdos dessa rede social. Os jovens estão tendo contato com essa atividade sexual extrema e que não é segura, pois pode colocar em risco a saúde das pessoas que praticam essa troca de fluídos, que pode trazer IST's e outras doenças de contaminação por meio de bactérias", alerta a educadora sexual Clariana Leal.
Os perigos ocorrem porque ele é feito sem o uso de preservativo, aumentando o risco das temidas IST's. É possível transmitir infecções sexualmente transmissíveis, mesmo sem ter sintomas, sem contar que uma pessoa recebendo o estímulo da boca de outra pessoa em seus genitais pode se infectar caso a pessoa ativa esteja com a infecção na garganta.
"O sangue pode transmitir doenças infecto contagiosas como HIV, gonorreia, herpes, hepatite B e C, HTLV, entre outras. E no caso do beijo arco-íris nenhum dos dois utilizam proteção (camisinha) o que aumenta mais ainda os riscos", explica Giovanna Fornasari, fisioterapeuta pélvica e sexóloga.
Devo evitar fazer o beijo do arco-íris?
Tudo depende do seu(sua) parceiro(a) ser de confiança e ambos realizarem com frequência os exames que comprovem a ausência de infecções. O ideal é sempre fazer qualquer tipo de sexo com prevenção (camisinha).
Especificamente para o HIV, existe hoje no Brasil a Prep, profilaxia pré-exposição, que consiste no uso de antirretrovirais diariamente para reduzir o risco da infecção caso ocorra a exposição. Mas isso é só para o HIV e não para as outras IST's já citadas.
Os testes e exames de IST's precisam ser feitos pelo menos de 6 em 6 meses, ou a cada relação sexual feita sem o uso de preservativos. Claro que o mais recomendado sempre, é que o casal opte por um método de barreira que dê essa segurança para os dois.
Sexo na menstruação e benefícios para a mulher
Na ausência de infecções dos dois lados, o sexo (com proteção) e durante a menstruação não acrescenta riscos e até pode oferecer benefícios à mulher.
A menstruação é o início de um novo ciclo, e o corpo logo começa a produzir hormônios. Esse aumento hormonal pode ter um efeito muito prazeroso para a mulher. Além disso, as mulheres ficam mais sensíveis nessa fase, facilitando a excitação e a sensibilidade. Existem diversos benefícios nessa fase:
- Facilidade de lubrificação por conta do próprio sangue durante o sexo.
- Os hormônios da felicidade (dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina) são liberados e proporcionam o bem-estar, relaxamento, diminuição das dores e melhoram o humor.
- Durante o orgasmo, o útero se contrai e relaxa em seguida. Esse movimento ajuda a expulsar o sangue menstrual, encurtando o período menstrual.
Leve o fetiche para casa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.