Metástase pode estar ligada ao acúmulo de lipídios em células cancerígenas
Resumo da notícia
- Pesquisadores da Bélgica descobriram um link entre o acúmulo de lipídeos em células cancerígenas e seu maior potencial de metástase
- De acordo com o trabalho, um novo fator químico aumentaria esse acúmulo, favorecendo a sobrevivência dessas células no curso metastático
- Os especialistas querem agora testar drogas contra a obesidade para combater o acúmulo de lipídeos para conter essas células mais invasivas
Pesquisadores do Institute of Experimental and Clinical Research da University of Louvain, na Bélgica, se aprofundaram sobre a ligação entre o armazenamento de lipídios dentro de células cancerígenas e sua capacidade de formar metástases pelo corpo. A pesquisa foi publicada na revista Nature Communications.
A teoria do grupo é de que essas células, que utilizam os lipídios armazenados em pequenas vesículas internas como fonte de energia, seriam mais invasivas se estiverem mais "carregadas" de gordura.
Os especialistas já sabiam que a acidose, uma característica comum dos ambientes onde o tumor cresce, está associada com alterações que favorecem a migração de células cancerígenas para outras partes do corpo.
A novidade é que os pesquisadores conseguiram identificar um fator, chamado de TGF-beta2, que é estimulado por essa acidose e que favorece o armazenamento de lipídios nas células cancerígenas em forma de "gotículas" ("droplets", em inglês).
De acordo com a pesquisa, quanto maior o acúmulo de lipídios, especialmente ácidos graxos, maiores as reservas de lipídios das células cancerígenas, aumentando, assim, sua capacidade de migrar no curso metastático.
Como o estudo foi feito?
- Os pesquisadores utilizaram células cancerígenas cultivadas em laboratório para simular um ambiente com acidose;
- a partir disso, foram utilizadas imagens feitas em um microscópio eletrônico para detectar o funcionamento das células nessas condições;
- os cientistas também realizaram análises de RNA para entender como a adaptação das células ao ambiente da acidose poderia influenciar na seleção das células cancerígenas mais agressivas.
Por que isso é importante?
As descobertas do estudo podem abrir novas possibilidades para o tratamento da metástase de tumores cancerígenos, reduzindo as chances de que células potencialmente mais invasivas se espalhem pelo corpo.
Uma das possibilidades seria utilizar inibidores do TGF-beta2 e ainda combiná-los com ativos capazes de bloquear o transporte de ácidos graxos ou a formação de triglicérides. Para isso, seria possível pensar em utilizar novos medicamentos que atualmente estão sendo testados para obesidade, por exemplo.
VivaBem no Verão - 2ª edição
O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!
Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.