Hariany Almeida diz comer ovo cru; versão não é mais nutritiva e há riscos
A ex-BBB Hariany Almeida, 24, contou que está fazendo uma dieta rigorosa com ovo cru em jejum, em entrevista à Quem. Ela está se preparando para estrear como musa da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval deste ano.
Apesar da prática aparecer de vez em quando na rotina de famosos ou viralizar no Instagram —como aconteceu com o preparador físico que afirmou comer ovos e carne crus— ela não é indicada por nutricionistas e outros profissionais da saúde, já que oferece riscos de contaminação de doenças e não garante maior absorção de nutrientes.
O principal problema que o alimento cru pode oferecer é a salmonelose, que pode causar intoxicação alimentar, explica Thais Barca, nutricionista da Clínica CliNutri, pós-graduada em nutrição aplicada ao exercício físico pela USP (Universidade de São Paulo).
A doença é transmitida por espécies de bactérias salmonelas. Entre os sintomas da salmonelose estão:
- Febre
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Vômitos
- Falta de apetite
- Cólicas
- Diarreias
"Algumas receitas que usam ovos crus, como gemadas, são antigas e hoje não são tão preparadas porque já se sabe que não faz bem", afirma Barca. Nem mesmo ovo cozido ou frito com a gema mole é indicado para consumo por conta dos riscos de contaminação.
"Achar que ovo cru é saudável é uma crença popular", diz a nutricionista. "Do ponto de vista científico, o ovo mais cozido facilita a digestão e a absorção de nutrientes."
Segundo Barca, o ovo é uma fonte rica de proteínas, além de fácil de ser preparado, mas, se ingerido cru, não oferece os mesmos benefícios. Ao contrário do que se pensa, é o cozimento do alimento que garante a absorção de nutrientes pelo organismo.
"O cozimento facilita a absorção de vitaminas do complexo B e tem efeitos benéficos para a pele, músculos e olhos", afirma Barca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.