É normal ter sangramento na gengiva enquanto escovo meus dentes?
Não, sangramento nunca é normal. Geralmente, a causadora do sangramento na gengiva é a chamada gengivite. Esse problema nada mais é do que uma inflamação provocada, na grande maioria das vezes, por uma higiene bucal inadequada.
Por conta da má escovação dos dentes e da falta de uso do fio dental, ocorre o acúmulo de placa bacteriana, que seria uma espécie de biofilme composto por vários micróbios e bactérias.
Esses microrganismos são trazidos até a região bucal por conta do depósito de saliva, alimentos e fluidos na superfície do dente ou em superfícies duras da cavidade oral como as próteses.
O tratamento para gengivite se dá por meio da boa higiene bucal. Ou seja, escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, limpando todas as superfícies; utilizar uma escova adequada e creme dental, e não esquecer o fio dental, passando sempre onde houver ponto de contato entre um dente e outro.
Ao seguir o tratamento corretamente, o sangramento na gengiva deve chegar ao fim após três a cinco dias.
Além disso, também é indicada a consulta periódica com um dentista em intervalos de quatro a seis meses. Já pacientes com alterações hormonais (como durante a gestação ou na menopausa) ou certas doenças sistêmicas (diabetes, Aids etc.) que predispõem à gengivite requerem limpezas profissionais mais frequentes, a cada duas semanas ou a cada três meses. Tudo vai depender da avaliação do dentista.
É de extrema importância manter a higiene bucal em dia para evitar que a gengivite evolua para a chamada periodontite, que é a inflamação do periodonto, conjunto de tecidos que revestem os dentes, e que pode causar a perda do dente.
Vale dizer que o sangramento na gengiva também pode surgir por conta de patologias sistêmicas, em que as causas podem ser diversas. Entre os principais fatores estão:
- falta de vitamina K;
- má alimentação;
- tabagismo;
- baixa imunidade;
- alguns medicamentos broncodilatadores, anticonvulsivantes, anticoagulantes, antibióticos, antidepressivos e diuréticos.
Nesses casos, o dentista deve instruí-lo a consultar outros profissionais de saúde para determinar se há falta de nutrientes no organismo ou se alguma doença mais grave possa estar provocando os sangramentos.
Portanto, não deixe de procurar o seu dentista imediatamente e fazer a higiene bucal de forma correta.
Fontes: Cynthia De Carlo, dentista da Clínica Gravital em São Paulo, pós-graduada em periodontia, implante, pediatria e odontologia integrativa biológica; Fabiana Quaglio, cirurgiã dentista, especialista em estomatologia e consultora científica da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas); Ozawa Brasil Júnior, cirurgião dentista bucomaxilofacial do HULW-UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba), vinculado a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Patricia Izabel Colombo, responsável técnica da Amil Dental.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.