Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


O que causa imunidade baixa e como dá para prevenir o quadro?

Colaboração para VivaBem

01/08/2023 15h12

O que baixa a imunidade? Injetar vitaminas na veia por meio de soro funciona? Existe algum alimento que melhore as defesas do organismo? No 11º episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem, Marcelo Neubauer, infectologista e acupunturista, tira dúvidas.

A apresentadora Luciana Gimenez postou um vídeo em que conta que fez uma infusão de vitaminas por meio de soro para fortalecer seu sistema imunológico. Em que casos isso é recomendado? Funciona?

A infusão endovenosa de vitaminas é indicada especificamente quando há deficiências de determinadas vitaminas que não podem ser repostas por via oral.

Tirando essa recomendação, não existe nenhuma evidência científica comprovando que há benefícios ou que melhore o sistema imunológico quando o corpo tem uma quantidade adequada de vitaminas que é possível atingir com uma boa alimentação.

Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica ou que tiraram o estômago devido a um câncer, por exemplo, precisam fazer reposição injetável de vitamina, mas, nesses casos, ela é feita por via intramuscular em farmácias, o indivíduo não precisa ir ao hospital.

Vale ressaltar que somente as vitaminas que são solúveis em água podem ser feitas por via endovenosa, no entanto, todo o excesso de vitaminas sai na urina.

Que doenças podem surgir devido a baixa imunidade?

Herpes-zóster, monilíase (o famoso sapinho) que pode aparecer tanto oral quanto vaginal —sendo essa última (monilíase vaginal) muito comum em pacientes com diabetes que apresentam alterações imunológicas. Além disso, a baixa imunidade ocorre frequentemente em pessoas com Aids e que fazem quimioterapia.

Que situações e hábitos causam a queda de imunidade?

A falta de uma alimentação equilibrada e o costume que algumas pessoas têm de pular refeições são ruins para o corpo como um todo, principalmente para o sistema imunológico.

A insônia é prejudicial porque reduz as defesas e provoca um desgaste maior do organismo.

Além disso, dormir mal no sentido do próprio ritmo de vida que o indivíduo tem, como por exemplo, quem trabalha de dia, faz faculdade à noite e, portanto, dorme tarde e acorda cedo, também é negativo.

Apesar não ser um hábito, o estresse é algo frequente na vida das pessoas e pode baixar a imunidade.

O que fazer para evitar o enfraquecimento do organismo?

Além de se alimentar e dormir bem, fazer atividade física de forma orientada por um profissional traz benefícios.

Para pessoas que já passaram dos 40 anos é importante realizar uma avaliação cardiológica para ver se está tudo ok.

Existe algum alimento que melhore a imunidade? E os shots são eficazes?

Não existe nenhum alimento específico, mas uma dieta balanceada com um prato colorido, com a presença de legumes, leguminosas, amido do arroz, proteínas, fibras, saladas, melhora as defesas do organismo.

Os shots de imunidade, geralmente feitos com limão e açafrão, não fazem mal, mas não há nenhuma comprovação científica de que são benéficos para a imunidade.