Estar em um ambiente com mofo pode prejudicar a saúde? Médico explica

Um jovem de 27 anos, chamado Luke Brooks, morreu depois de se mudar para uma casa infestada de mofo no Reino Unido.

Segundo o legista do caso, foram encontrados traços de fungos em seus pulmões. De acordo com a mãe do rapaz, ele chegou ao local saudável, mas passou a ter resfriados frequentemente até sofrer uma convulsão que o levou à morte ano passado.

O infectologista Igor Marinho, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica, em entrevista ao VivaBem Hoje, que este tipo de infecção acontece quando a pessoa tem contato com locais muito úmidos e sem ventilação que costumam ser propícios para o desenvolvimento de fungos. A infecção é causada pela inalação dessas substâncias que são tóxicas. "Elas podem colonizar ou infectar o trato respiratório."

"Essas doenças são mais comuns em pessoas que já tem algum problema de saúde prévio, por exemplo que já tenham alguma doença crônica, pacientes oncológicos, ou pessoas que convivem com HIV e Aids", explica.

Marinho diz que a melhor prevenção para este tipo de infecção é evitar os ambientes com mofo, mas, no caso de exposição a este local, é importante prestar atenção a sintomas como desconforto ao respirar, febre, falta de ar ou fraqueza, e ao identificá-los procurar atendimento médico.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.