Aqui é trabalho!

Exclusivo: recrutamos a nova Strada para um embate de peso contra a arquirrival Saveiro

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

Strada e Saveiro são parceiras de milhares de trabalhadores pelo país. Pequenas, valentes e baratas, elas começam a escrever um novo capítulo na rivalidade com a estreia da nova geração da Strada.

Apesar de totalmente renovada, a Fiat promete que a nova Strada preserva as qualidades tão apreciadas por sua clientela. E olha que ela é bem grande, já que a picape lidera o segmento confortavelmente há duas décadas.

É por isso que a vida da Saveiro - que já não era das melhores - deve ficar ainda mais difícil com a renovação de sua rival. Mais complicado do que isso foi só conseguir uma unidade para nosso duelo.

Como a VW não tinha um exemplar para empréstimo, precisamos recorrer a outras soluções. É por isso que a versão das fotos é a intermediária Trendline, que concorre com a Strada Freedom.

Mesmo assim, UOL Carros considerou equipamentos e preços da Saveiro Robust, versão de entrada que concorre com a Strada Endurance.

Murilo Góes/UOL

Duelo das picapes

Divulgação

Ficha técnica - Fiat Strada Endurance

Preço: R$ 63.590

Motor: 1.4, 8V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 88 cv / 85 cv a 5.750 rpm

Torque: 12,5 kgfm / 12,4 kgfm a 3.500 rpm

Consumo: 8,3 km/l / 8,8 km/l (etanol) - 11,8 km/l / 12,4 km/l (gas.)

0 a 100 km/h: 12,3 s (etanol) / 13,4 s (gas.)

Velocidade máxima: 157 km/h (etanol) / 156 km/h (gas.)

Dimensões: comprimento, 4,47 m; largura, 1,73 m; altura, 1,60 m; entre-eixos, 2,73 m

Peso: 1.078 kg

Capacidade da caçamba: 1.354 litros

Capacidade de carga: 720 kg

Tanque: 55 litros

Divulgação

Ficha técnica - VW Saveiro Robust

Preço: R$ 57.390

Motor: 1.6, 8V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 104 cv / 101 cv a 5.250 rpm

Torque: 15,6 kgfm / 15,4 kgfm a 2.500 rpm

Consumo: 7,5 km/l / 8,8 km/l (etanol) - 10,8 km/l / 12,4 km/l (gas.)

0 a 100 km/h: 10,4 s (etanol) / 10,7 s (gas.)

Velocidade máxima: 176 km/h (etanol) / 174 km/h (gas.)

Dimensões: comprimento, 4,47 m; largura, 1,71 m; altura, 1,56 m; entre-eixos, 2,75 m

Peso: 1.084 kg

Capacidade da caçamba: 924 litros

Capacidade de carga: 715 kg

Tanque: 55 litros

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Design

Strada é mais moderna e parece maior

Se antes a picape da Fiat pedia uma renovação urgente há anos, agora a situação é bem diferente.

A nova Strada parece muito uma "mini Toro", e isso é muito bom: o modelo ganhou porte bastante imponente para uma picape leve e parece bem maior do que a Saveiro.

A novidade agrada mesmo na versão Endurance, que tem um visual bem simplório: os para-choques são pretos e não há sequer calotas (oferecidas como opcionais).

Já a Saveiro foi reestilizada em 2016 e ganhou o painel de instrumentos do Gol na linha 2020. Por trás dessas alterações está a mesma geração desde 2008, a terceira na história da Saveiro. Embora não pareça tão antiquada como era a antiga Strada (que segue em linha na versão Hard Working), ela já pede por uma nova geração.

Analisando cada uma delas, a vitória neste quesito é da Strada.

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Equipamentos

Strada dá um banho na rival

Mesmo comparando as versões de entrada, Strada e Saveiro apresentam uma disparidade significativa na lista de itens de série.

A Strada Endurance se destaca ao trazer ar-condicionado, direção hidráulica (nas versões mais caras é elétrica), controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas de fábrica. Fora ar e direção, os demais itens não estão disponíveis na Saveiro nem como opcionais.

O controle de tração da Strada possui uma função chamada E-Locker, na qual a força é distribuída para a roda com menor aderência nas situações em que a picape está presa em uma vala de terra batida, por exemplo. É bom lembrar, porém, que não se trata de um sistema de tração 4x4.

Embora custe R$ 63.590, a unidade cedida para avaliação estava equipada com vários opcionais.

Portanto, pode adicionar aí calotas (R$ 150), Pack Multimídia (R$ 3.490, inclui central mutltimídia UConnect de sete polegadas, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, volante multifuncional com comandos de som, painel com tela de TFT de 3,5 polegadas, pré-disposição para som com alto-falantes, antena e tweeter e entrada USB), protetor de cárter (R$ 200) e Pack Worker (R$ 2.500, inclui alarme, vidros elétricos, travas elétricas, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico de abertura do tanque e banco do motorista com regulagem de altura).

Com tudo isso mais a pintura metálica Cinza Silverstone (R$ 2.300), o preço salta para R$ 72.230.

Mesmo assim, a Strada ainda é um negócio mais atraente do que a Saveiro Robust. Apesar de custar R$ 59 mil sem opcionais, ela não vem com ar-condicionado nem direção hidráulica, itens oferecidos de fábrica na rival.

Para acrescentar estes itens é preciso adquirir o pacote Robust Completo (R$ 8.040), que inclui ainda chave do tipo canivete, grade protetora da janela traseira, iluminação da caçamba, brake light, travas elétricas e vidros elétricos. Caso queira pintura metálica (R$ 1.610), o valor final pode chegar a R$ 67.040.

Aqui não fica difícil apontar a vencedora: Strada.

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Desempenho

Com motores 'velhos', Saveiro ainda é melhor

Aqui não há novidades, por mais estranho que pareça. Isso porque a nova Strada traz o motor Firefly 1.3 apenas nas versões Freedom e Volcano.

A configuração Endurance preserva o veterano 1.4 Fire de 88 cv / 85 cv e torque máximo de 12,5 kgfm / 12,4 kgfm. O desempenho é apenas suficiente para a picape, e é bom lembrar que um veículo de trabalho anda com a caçamba lotada na maior parte do tempo. Nesta condição, a Strada sofre um pouco e demanda constantes reduções de marcha para não perder fôlego.

A Saveiro também não traz alterações debaixo do capô. Quem movimenta a picape é o conhecido EA-111 1.6, que entrega 104 cv / 101 cv e 15,6 kgfm / 15,4 kgfm.

O câmbio manual de cinco marchas tem engates fáceis e precisos, bem melhores do que a caixa mecânica de cinco velocidades da Strada, que preserva o funcionamento áspero de sua antecessora. Além disso, o conjunto da Saveiro mostra ter mais fôlego de sobra e não apresenta tantas dificuldades com carga máxima.

O consumo é bem parecido nas duas picapes. Na Strada, o Inmetro indica 8,3 km/l e 8,8 km/l com etanol e 11,8 km/l e 12,4 km/l quando abastecido com gasolina. No caso da Saveiro, os números são de 7,5 km/l e 8,8 km/l com etanol e 10,8 km/l e 12,4 km/l se o combustível escolhido for gasolina.

Neste critério, a vitória fica com a Saveiro.

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Vida a bordo

Mais moderna, Strada leva vantagem

Alguns meses atrás, era praticamente impossível pensar que a Strada poderia ser mais aconchegante do que a Saveiro.

Mas hoje a realidade é essa: dona de um projeto inteiramente novo, a picape da Fiat recebe muito melhor os ocupantes - a ponto de nem parecer uma versão voltada para o trabalho.

Além do acabamento de qualidade superior, o visual da cabine é mais atraente aos olhos, mesmo pensando em um veículo sem central multimídia - item opcional presente na unidade cedida para avaliação.

Quem está mais familiarizado com os carros da Fiat vai perceber a presença de peças do Mobi, como o painel de instrumentos, a manopla de câmbio e as alavancas de seta e dos comandos dos limpadores de para-brisa. Mesmo aproveitando itens de carros mais baratos, a Fiat conseguiu um bom resultado final.

A Saveiro ganhou jovialidade com o painel do Gol, que é (um pouco) mais moderno do que o anterior. Há soluções interessantes, como o suporte para telefone celular no topo do console central. Mas outros detalhes decepcionam, como os painéis de porta idênticos aos da Saveiro de 2008 - algo que também acontece no Gol, diga-se.

Apesar de fazer alarde com o espaço da cabine simples (que foi rebatizada de "cabine Plus"), a Strada não parece ser superior à rival neste ponto. Pelo contrário; a impressão é de que a Saveiro entrega mais espaço atrás dos bancos.

Na caçamba, a Strada oferece 1.354 litros contra 924 litros. Essa diferença se refletiu em um rápido teste que fizemos com as duas picapes em uma fábrica, onde colocamos seis caixas em cada picape. A carga ficou folgada na Strada, enquanto na Saveiro sobraram apenas alguns centímetros.

Pelo conjunto da obra, a Strada leva a melhor.

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Custo-benefício

Briga apertada, mas Saveiro é melhor negócio

Os custos são muito importantes na hora de decidir qual carro comprar para a frota do seu negócio.

Nos valores das seis primeiras revisões, a Saveiro leva pequena vantagem sobre a Strada: são pedidos R$ 3.438 contra R$ 3.624 da rival.

A Saveiro também leva vantagem no preço do seguro estimado para as duas picapes: R$ 1.500 na picape da VW contra média de R$ 1.900 na Strada. Além disso, como já dissemos, o modelo da Volkswagen tem um motor mais forte.

Considerando que a diferença de capacidade máxima de carga entre elas é de meros 5 quilos (720 quilos na Strada contra 715 quilos na Saveiro) e que as médias de consumo são semelhantes, a picape da VW é uma opção mais racional para o trabalho. Vitória da Saveiro.

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Vencedora: Strada

Líder é mais segura e traz mais conteúdo

Desde o fim dos anos 90 é que Strada e Saveiro polarizam o segmento de picapes leves. Alguns concorrentes surgiram (Chevrolet Montana) e sumiram (como a Peugeot Hoggar), mas a briga sempre esteve entre os dois modelos.

Só que desde 2000 não tem para ninguém: a Strada lidera a categoria com folga e chegou até a ser o carro mais vendido do Brasil por um mês.

Esse domínio tende a se ampliar com a chegada da nova geração, que, diante de sua maior rival, traz um preço mais em conta com os mesmos equipamentos (uma vez que a Saveiro não dispõe de equipamentos oferecidos de fábrica pela Strada), um projeto mais moderno e mais itens de segurança.

É bom ressaltar que a Saveiro não é uma opção ruim para quem procura uma picapinha para trabalhar. Pelo contrário: ela consegue se manter relativamente bem no mercado graças a importantes qualidades de seu projeto, como desempenho e dirigibilidade.

Mas como estamos falando de carro para trabalhar, dificilmente alguém bate a Strada.

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