PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #55: Os desafios dos irmãos Silvério, da Cohab à Netflix

De Ecoa, em São Paulo

13/11/2021 06h00

Quem vê os atores Júlio e Jefferson Silvério em cena na série Sintonia, da Netflix, não imagina os problemas que se somam no início da carreira de artistas periféricos. Nascidos e criados na Cohab II de Itaquera, em São Paulo, os irmãos enfrentaram - e ainda enfrentam - racismo e desigualdade social para conseguir realizar o grande sonho de viver da arte.

Neste episódio de Papo Preto, os atores, que são gêmeos, conversam com Yago Rodrigues sobre esses obstáculos, falam da trajetória de suas carreiras e contam como superam as dificuldades para seguir apostando na profissão e na realização de seus sonhos.

Júlio diz que a maior penalidade do povo negro é ter que trabalhar para comer e sobreviver, e só poder investir em estudo o que sobra - tanto em tempo como em dinheiro. "Nós da periferia temos que trabalhar e tentar estudar enquanto trabalha, mas o rico branco estuda, estuda, estuda e depois vai trabalhar, muitas vezes na empresa do pai" (a partir de 8:58 do arquivo acima).

Quando chegou ao ensino superior, o ator diz que encontrou uma realidade muito diferente da sua. "Entrei na EAD da USP disputando 20 vagas com mais de 500 pessoas, a maioria brancos. Dos 20 alunos da minha sala, 14 tinham carro próprio e isso diz muito", conta. "Eu não estou falando que é ruim ganhar um carro, é ótimo, só estou mostrando a realidade dos alunos da universidade pública" (a partir de 18:12 do arquivo acima).

Como "toda criança preta de periferia" Jefferson conta que sonhava em ser jogador de futebol e nunca tinha pensado em ser ator. "Mas não deu certo e eu fiquei perdido. No fim de 2012 recebi uma proposta para fazer um texto, eu trabalhava em uma empresa de instalação de alarmes e câmeras, só para gente rica e isso me desgastava muito, e resolvi tentar" (a partir de 31:10 do arquivo acima).

A partir daí os caminhos dos dois irmãos começaram a se cruzar. Jefferson foi estudar na Escola Aberta de Teatro para tentar chegar perto da formação do irmão. "Um dia o Júlio foi fazer um filme em que ele teria um irmão gêmeo e ele me indicou. Nem fiz teste. Eu tenho muita sorte, mas muito talento também" (a partir de 37:01 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.