Topo

Vítima de leucemia, nadador brasileiro de 19 anos está na UTI em São Paulo

Leonardo Assis Coutinho, 19, nadador do Pinheiros, teve hemorragia no tórax e foi internado na UTI - Divulgação / Esporte Clube Pinheiros
Leonardo Assis Coutinho, 19, nadador do Pinheiros, teve hemorragia no tórax e foi internado na UTI Imagem: Divulgação / Esporte Clube Pinheiros

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

03/01/2014 13h53

Recordista brasileiro dos 200m costas na categoria júnior, o nadador Leonardo Assis Coutinho, 19, vive um início de ano dramático. Acometido por uma leucemia, o atleta do Pinheiros teve uma hemorragia no tórax depois do Natal e foi encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Cruz Azul, em São Paulo.

Coutinho é considerado uma das principais promessas da natação brasileira. Nesta sexta-feira, o Pinheiros fez um apelo na rede social Facebook por doação de sangue para o atleta.

A doença do atleta começou a se manifestar no fim do ano passado. Por causa disso, a comissão técnica do Pinheiros deixou Coutinho fora da lista de atletas que participaram do Camp Open Correios, evento realizado em Porto Alegre entre os dias 18 e 21 de dezembro.

A situação agravou-se na última quarta-feira, quando Coutinho teve uma hemorragia no tórax. O sangramento foi contido no dia seguinte, mas ele ainda está na UTI.

Por causa da leucemia e da hemorragia, Coutinho precisa fazer uma reposição de plaquetas. Daí a necessidade de doadores de sangue.