Com final emocionante, Daniel Dias conquista 2º bronze em Tóquio
Daniel Dias conquistou, nesta quinta (26), sua segunda medalha nas Paralimpíadas de Tóquio. Depois de garantir, ontem (25), o bronze nos 200 metros livre da classe S5, intermediária entre as 10 para deficientes funcionais, o brasileiro levou mais um bronze, desta vez nos 100m livre da mesma classe. E com emoção na conclusão da prova.
Daniel era apenas o quinto na virada dos 50m, mas cresceu na segunda metade da prova, especialmente nos últimos 10 metros. Faltando cinco, ele ainda era quinto colocado, mas acabou deixando para trás dois chineses, que nadavam ao seu lado, à esquerda e à direita.
O brasileiro não chegou a colocar seu corpo à frente do chinês Tao Zheng em nenhum momento, mas bateu na frente por causa de especificidades das respectivas deficiências. Enquanto o asiático não tem os braços e completa a prova batendo a cabeça na borda da piscina, Daniel esticou seu braço e acabou vencendo o duelo.
A diferença entre os dois foi de apenas sete centésimos: 1min10s80 para Daniel, e 1min10s87 para Zheng. Depois de ter os três primeiros colocados na virada dos 50 metros, a China ganhou uma medalha só, de prata, porque o ouro ficou com o italiano Francesco Bocciardo, que também apresentou desempenho impressionante na segunda metade e venceu com 1min09s56. A prata foi para o peito de Lichao Wang, com 1min10s45.
Esta foi a 26ª medalha de Daniel em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro. O brasileiro, que vai se aposentar após Tóquio-2020, subiu ao pódio em quatro edições consecutivas das Paralimpíadas. No Japão, ele já havia sido bronze nos 200m livre, também superado por Bocciardo. Em 2016, o italiano foi campeão paralímpico nos 400m na classe S6, para atletas com menor comprometimento físico-motor, depois sendo reclassificado.
"Gratidão, sou muito grato a isso tudo. Está fluindo, hoje foi mais leve. Quando eu virei, vi os chineses um pouco à frente, falei que não ia ser fácil para eles. Acabei nadando a minha prova. É viver cada momento, cada prova. Mas deu muita força pensar que eram os últimos 100 metros. Agora só tem prova de 50 metros", disse Daniel ao SporTV2. Ela ainda volta a nadar hoje na final do revezamento 4x50m livre misto, às 8h01 pelo horário de Brasília.
Já na final feminina dos 100m livre da classe S5, a brasileira Joana Neves terminou na oitava colocação, com 1min27s62. Ela também deve nadar o revezamento.
Mais finais com brasileiros
Em outra final do dia, Talisson Glock foi o sexto colocado nos 200m medley da classe SM6, a sexta entre as 10 para deficientes funcionais. O brasileiro terminou com o tempo de 2min45s17.
Mais tarde, foi a vez de Matheus Rheine entrar na piscina. Ele acabou em quinto na final dos 400m livre da classe S11, para cegos, com 4min44s64.
Já na final dos 100m peito da classe SB9, Ruan de Souza foi o quinto colocado com o tempo de 1min10s99.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso