PUBLICIDADE
Topo

Daniel Dias se despede da natação com 4º lugar nos 50m livre S5 em Tóquio

Daniel Dias fez sua última prova nas Paralimpíadas 2020 e se despediu da natação - Mikihito Matsui/CPB
Daniel Dias fez sua última prova nas Paralimpíadas 2020 e se despediu da natação Imagem: Mikihito Matsui/CPB

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 07h36

Chegou ao fim a carreira de uma lenda da natação. Em sua última prova como atleta paralímpico, o brasileiro Daniel Dias terminou na quarta colocação, com o tempo de 32s12, na final masculina dos 50m livre da classe S5 (intermediária entre as 10 para deficientes funcionais) nas Paralimpíadas de Tóquio. O astro, de 33 anos, já havia anunciado que iria se aposentar após os Jogos na capital japonesa.

O pódio teve três chineses: Tao Zheng (30s31, novo recorde paralímpico), Weiyi Yuan (31s11) e Lichao Wang (31s35).

Dono de 27 pódios paralímpicas, Daniel encerra a carreira como o maior medalhista paralímpico do mundo.Além disso, é o quarto atleta que mais ganhou ouros no quadro de medalhas individual da natação - ele subiu 14 vezes ao lugar mais alto do pódio. Além disso, foram sete pratas e seis bronzes. Não à toa, recebeu por três vezes o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, como atleta paralímpico do ano por três vezes.

Em sua última participação paralímpica, o brasileiro se despede da natação com três bronzes em Tóquio: nos 100m e 200m nado livre S5 e no revezamento 4x50m até 20 pontos.

Daniel disputou mais duas provas no Japão, mas não subiu ao pódio. Nos 50m borboleta, o brasileiro terminou na sexta colocação. Já nos 50m costas, ficou em quinto lugar.

Nada, porém, que minimize a histórica carreira de Daniel, iniciada a partir da inspiração em outra lenda da natação paralímpica. Ele, que nasceu com má-formação congênita dos membros superiores e na perna direita, descobriu o paradesporto ao assistir pela TV o nadador Clodoaldo Silva nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004.