Topo

Chinesa deixa quadra de cadeira de rodas, e Wozniacki volta à final

Do UOL, em São Paulo

05/09/2014 17h16

Shuai Peng bem que tentou, mas, além das dificuldades dentro de quadra, não teve físico para surpreender Caroline Wozniacki nesta sexta-feira. Em Nova York, a tenista chinesa abandonou a partida com lesão na coxa no segundo set e deixou para a dinamarquesa a vaga na final do Aberto dos Estados Unidos. No momento do abandono, Wozniacki vencia o segundo set por 4/3, depois de ganhar o primeiro por 7/6.

Wozniacki vai jogar pelo título contra a americana Serena Williams, que nesta sexta atropelou a russa Ekaterina Makarova com vitória tranquila por 2 sets a 0. A partida está marcada para as 17h30 do domingo.

Será apenas a segunda final de Grand Slam de Wozniacki, que na outra vez que conseguiu o feito acabou derrotada no mesmo Aberto dos Estados Unidos: em 2009, chegou à decisão, mas foi derrotada pela belga Kim Clijsters. Além disso, ela pouco produziu nas competições mais importantes do circuito do tênis. Esse ano, por exemplo, caiu na primeira rodada de Roland Garros e não chegou às quartas na Austrália e Wimbledon.

Shuai Peng também não tem grandes feitos em Grand Slams. Mas, para ela, a derrota para Wozniacki representou o fim de um sonho: foi a primeira vez que chegou à semifinal de um torneio desse calibre. A chinesa forçou o jogo contra Wozniacki e chegou a quebrar o saque da rival duas vezes no primeiro set, mas permitiu a devolução de quebra logo na sequência. Com ritmo forte, levou a disputa até o tie break.

No segundo set, no entanto, os problemas físicos começaram a abater a tenista asiática, enquanto que Wozniacki manteve o nível. A parcial estava em 4/3, com uma quebra para a dinamarquesa, quando Peng precisou paralisar a partida com dores na coxa esquerda. A equipe médica entrou em quadra, mas a jogadora pouco conseguia se movimentar. Precisou deixar a quadra para receber atendimento.

A arbitragem abriu contagem de tempo para atendimento médico, enquanto Wozniacki se manteve aquecida com saque. Peng não se recuperou, mas voltou para o jogo mesmo assim, claramente debilitada e com movimentação limitada. No mesmo game, desabou em quadra. O árbitro, então, declarou a partida encerrada e deu a vitória à dinamarquesa. A chinesa precisou deixar a quadra em uma cadeira de rodas.