Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para TikTok e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Fevereiro de 2024

TikTok faz 3 carnavais em 1

Que ritmo é a sua cara no Carnaval? Do funk do Rio ao axé baiano, passando pelo pop de SP, TikTok faz a festa

oferecido por Selo Publieditorial

O Brasil não é simplesmente o país do Carnaval, assim, no singular. Em um território tão cheio de culturas, cores e ritmos, a folia corre solta nos mais variados estilos. Só não tira o pé do chão quem não quiser.

Temos tantos carnavais incríveis acontecendo ao mesmo tempo que fica até difícil escolher um só para curtir. Por isso mesmo, o TikTok decidiu rodar o país em fevereiro para marcar presença na folia de Rio, São Paulo e Salvador, arrastando uma multidão e, claro, te levando de carona! Bora conferir tudo o que rolou?

Algumas primeiras vezes são inesquecíveis. No dia 4 de fevereiro, Pedro Sampaio puxou um bloco na cidade maravilhosa pela primeira vez -- e ele não estava sozinho. Com o Bloco da Favorita apresentado por Paolla Oliveira, que também experimentou a emoção de conduzir a festa, a única chuva que rolou foi a de hits acompanhando os três trios elétricos presentes.

E o universo ajuda o folião que cedo madruga: apesar de sair às 8h00 da manhã, o bloco sacudiu o centro do Rio com 300 mil pessoas entre a Rua do Ouvidor e a Praça XV de Novembro, segundo a Riotur.

O clima estava quente no melhor dos sentidos: o povo dançante, a paquera intensa e, quem diria, Marina Ruy Barbosa estreando no Carnaval de rua de forma inusitada.

A atriz saiu camuflada com uma fantasia de TikTok e foi tietada por uma galera que nem suspeitou quem estava curtindo o bloco, digamos, discretamente.

O TikTok também colaborou com a curadoria musical dos blocos, como explicou Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categoria e Criadores no TikTok na América Latina. "Cuidamos da curadoria musical junto com os blocos, onde demos uma tunada musical para termos grandes artistas participando da festa no Rio, em São Paulo e em Salvador".

Existem muitos tipos de Carnaval no Brasil, cada um com sua identidade e dedicado à sua comunidade ? e todos eles cabem dentro do TikTok. Estamos unindo forças com esses blocos tão conhecidos, cada um com seu estilo e público

Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categoria e Criadores no TikTok na América Latina

A cidade onde tudo é enorme e superlativo não decepciona nem no Carnaval. Em parceria com o bloco Agrada Gregos e contando com dois trios elétricos, o TikTok animou mais de 1 milhão de pessoas pelas ruas de São Paulo com atrações muito especiais.

As imediações do Parque Ibirapuera sacudiram neste 10 de fevereiro — seja com Gloria Groove homenageando Xuxa, com o retorno em grande estilo da Banda Uó ou com a apresentação do ator Diego Martins. Ele ganhou até a música de seu personagem em "Terra e Paixão", Kelvin, entoada pelo público. E os bastidores de toda essa farra revelados por ninguém menos do que Gretchen, para delírio dos foliões LGBTQIAP+ presentes.

Até aí, tudo bem. Mas já pensou se suas TikTok coins fossem uma forma de pagamento no carnaval? Pois São Paulo teve isso: vendedores ambulantes que aceitavam essa moeda como pagamento de bebidas no bloco.

O berço do axé não merecia nada menos do que uma explosão de alegria neste 9 de fevereiro. Na parceria entre o TikTok e o bloco NuOutro, o povo baiano serviu tudo no circuito Barra-Ondina.

Mais de 700 mil foliões dançaram ao som do grupo É o Tchan e Banda Eva. Nosso mestre de cerimônias, Ícaro Silva, se emocionou junto com o público. E quando tudo parecia ameaçado pela chuva — que atrasou o percurso de todos os trios —, Lexa foi anunciada como artista surpresa pra fechar com chave de ouro o desfile inesquecível em Salvador.

Coroando uma festa tão bonita, rolou até um pedido de casamento entre dois criadores no bloco.

Se o Carnaval já é sempre bom, o Carnaval tunado com o TikTok ficou ainda melhor. "Todos os blocos com quem a gente conversou foram super abertos. Eles enxergam uma oportunidade de expandir a plataforma deles e falar com milhares de pessoas que, talvez, não falassem antes. E nós trazemos visibilidade, investimento e estrutura extra", explicou Gabriel Simas. "Em vez de criarmos um bloco que viesse centrado na marca, nos conectamos com blocos que têm um histórico muito bom e público cativo no Rio, em São Paulo e em Salvador", concluiu.

Este foi o segundo ano do TikTok participando do Carnaval de rua. Em 2023, a plataforma levou um trio elétrico temático para o circuito Barra-Ondina. A experiência positiva em Salvador foi inspiração para a expansão em outras cidades. "Nossa estreia foi extremamente positiva, até nos assustou. Por isso decidimos crescer", comemorou Gabriel.

Durante o ano inteiro, o TikTok está por dentro da cultura brasileira. No Carnaval, nada melhor do que celebrar a cultura local — seja o funk carioca, o axé baiano ou o pop paulista. Quantos carnavais cabe em um Carnaval? Ao que tudo indica, infinitos.

Topo