PUBLICIDADE
Topo

Autor de biografia de Príncipe Harry é xodó de estrelas de Hollywood

Príncipe Harry em março de 2020
Príncipe Harry em março de 2020
Getty Images

Breno Boechat

De Splash, no Rio

29/07/2021 04h00

Vira e mexe, algum famoso resolve escrever uma biografia. Na "gringa", um dos caras mais conceituados a realizar esse tipo de trabalho atende pelo nome de J.R Moehringer.

O compromisso mais recente dele é com o Príncipe Harry, que anunciou o lançamento de um livro sobre sua vida para o ano que vem.

Em comunicado divulgado pela prestigiosa editora Penguin Random House, o herdeiro da família real britânica prometeu revelar "memórias íntimas e sinceras" de sua vida.

Continua depois da publicidade
Estou escrevendo isso não como o príncipe que nasci, mas como o homem que me tornei.
Príncipe Harry

E poucas pessoas estão mais em alta para esse tipo de trabalho que Moehringer, jornalista com passagens pelos jornais "New York Times" e "Los Angeles Times" e escritor vencedor do prêmio Pulitzer no ano 2000.

O cara é uma espécie de 'queridinho' das celebridades.

Antes de aceitar ser o coautor do livro do Duque de Sussex, J.R. escreveu sobre grandes personagens, das mais diversas áreas. Aos 56 anos, ele tem quatro livros publicados.

Divulgação - Divulgação
J.R. Moehringer é o escolhido pelo Príncipe Harry para escrever sua biografia
Imagem: Divulgação

A experiência como biógrafo, no entanto, começou depois de uma já bem-sucedida carreira como jornalista. Em 2000, ele levou o Prêmio Pulitzer de redação em reportagem.

Continua depois da publicidade

Na época, Moehringer recebeu o reconhecimento por uma série de reportagens sobre Gee's Bend, uma comunidade ribeirinha no Alabama, onde descendentes de escravos viviam isolados.

O primeiro trabalho como autor de livros aconteceu em 2005 e é um registro de memórias do próprio J.R. sobre sua infância e juventude. Um dos leitores de "The Tender Bar" se identificou e adorou o estilo do escritor e acabou se tornando seu maior parceiro.

Reprodução - Reprodução
'The Tender Bar', primeiro livro de J.R. Moehringen, deve virar filme
Imagem: Reprodução

Antes do lançamento da biografia do membro da realeza britânico, o maior sucesso de J.R. foi "Open: Andre Agassi - Uma Autobiografia", que conta a história de um dos mais controversos ídolos do tênis americano. Foi a primeira experiência dele como co-autor em perfis autobiográficos.

Lançada em 2009, a biografia de Agassi foi um best-seller e chegou a ser classificada como um "livro-bomba" pela crítica na época, por revelar histórias inéditas do tenista.

No livro, o ex-atleta aborda temas como a sua relação com drogas, com o pai violento e o desgosto que pegou pelo tênis.

Continua depois da publicidade

Moehringer contou na época, ao "New York Times", que ficou tão por dentro da história de Agassi que, em alguns momentos, chegou a achar que era o próprio tenista.

E que se assustava ao encontrar com o próprio Agassi:

Eu perguntava para ele: 'Como você pode estar aqui quando eu já fui você'?.
Divulgação - Divulgação
Biografia do tenista Andre Agassi é o maior sucesso da carreira de J.R. Moehringen
Imagem: Divulgação

Além do best-seller com o ex-tenista, J.R. tem parcerias com outros astros americanos, principalmente em Hollywood. Segundo o jornal britânico Daily Mail, foi George Clooney quem apresentou o escritor ao príncipe Harry.

Clooney, diz a publicação, quer produzir um filme baseado no primeiro livro de J.R. Ben Affleck, seria um dos cotados para interpretar o escritor.

Continua depois da publicidade

Pelas bandas das estrelas americanas, Moehringer também já foi contratado para escrever a biografia de Phil Knight, um dos fundadores da Nike. Outro livro dele de sucesso é sobre um conhecido ladrão de bancos americano, Willie Sutton.

Getty Images - Getty Images
Príncipe Harry negou que esteja esperando a morte da avó, Rainha Elizabeth II, para publicar livro
Imagem: Getty Images

J.R. mal deu início às conversas com o príncipe e já teve que lidar com os primeiros rumores que surgiram sobre a parceria.

Logo após o anúncio, a editora Penguin Publishers foi a público para desmentir um boato de Harry estaria esperando a morte da Rainha Elizabeth II para lançar o livro.

O Duque não está esperando a morte de sua avó para escrever um segundo livro; o Duque planeja apenas um livro de memórias, que será publicado no ano que vem.

O título do resultado da parceria de J.R. Moehringer e o filho mais novo de Diana e Charles ainda não foi revelado. Essa é a primeira vez que um integrante da família real escreve um livro de memórias.