Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cúrcuma tem efeito anti-inflamatório e pode ajudar na dor da endometriose

Getty Images
Imagem: Getty Images
só para assinantes

Colunista de VivaBem

05/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A curcumina é um dos principais pigmentos amarelos, encontrada principalmente na cúrcuma ou no açafrão e plantas da família do gengibre, considerada uma substância bioativa.

Em trabalho científico sobre a curcumina foi observado que ela consegue reduzir a percepção subjetiva da intensidade da dor muscular, além disso, ela exerce um efeito anti-inflamatório e possui um leve efeito antioxidante.

A cúrcuma tem sido utilizada para vários fins medicinais na medicina indiana e chinesa há milhares de anos, mas temos recentemente visto diversos profissionais associando seu uso com a ginecologia, em especial para o tratamento da endometriose.

A endometriose é uma doença crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial (conteúdo da menstruação) fora da camada interna do útero, o local que habitualmente deveria estar. Ela é responsável por 30% a 50% dos casos de dor pélvica e infertilidade.

As causas possuem diferentes teorias, uma das que mais se aceita é a menstruação retrógrada, que seria uma menstruação para fora do útero e que se fixa em mulheres com maior pré-disposição genética e imunológica.

Os sintomas costumam iniciar na adolescência de forma leve, mas geralmente apenas 8 a 10 anos depois o diagnóstico é feito.

Esses sintomas são: cólica menstrual, dor durante a relação sexual, dor pélvica crônica fora da menstruarão, alterações intestinais, como intestino preso, e dor para urinar.

Embora a dor durante a relação sexual seja um dos sintomas mais frequentes, ela também é uma das mais ocultadas e negligenciadas. Isso porque falar de algo tão íntimo pode ser difícil para algumas mulheres, ignorado por alguns profissionais e justificado, porque muitas vezes se acredita que tem a ver com a posição sexual.

Para diagnóstico existem métodos diferentes: ultrassom transvaginal com preparo intestinal, ressonância magnética e laparoscopia.

O tratamento da endometriose depende dos sintomas e do grau, o objetivo é reduzir a dor, controlar o surgimento de novos focos e para mulheres com dificuldade de engravidar, possibilitar que a gestação ocorra.

Pensando na redução da dor, a cúrcuma pode auxiliar na redução do processo inflamatório, diminuindo a dor crônica vivida por pessoas que possuem endometriose.

Em estudo foi possível observar que a suplementação de 80 mg de cúrcuma já pode trazer benefícios, reduzindo os índices pró-inflamatórios presentes no sangue, e sintomas gastrointestinais que podem estar presentes nas pessoas com endometriose.

A cúrcuma pode ser uma aliada no tratamento da endometriose e utilizada de diversas formas, como tempero em molhos, sopas, saladas e no preparo de proteínas como carne e frango, cápsulas manipuladas e comprimidos.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

Referências:

Fernández-Lázaro D, Mielgo-Ayuso J, Seco Calvo J, et al. Modulation of Exercise-Induced Muscle Damage, Inflammation, and Oxi dative Markers by Curcumin Supplementation in a Physically Active Population: A Systematic Review. Nutrients. 2020;12(2):501.

Szymanski, M., Gillum, T., Gould, L. et al. A suplementação dietética de curcumina de curto prazo reduz os danos da barreira gastrointestinal e as respostas de tensão fisiológica durante o estresse térmico do esforço. Journal of applied physiology, vol. 124, fevereiro, 2018.

Henrotin, Y., Malaise, M., Wittoek, R. et al. O extrato bio-otimizado de Curcuma Longa é eficiente na dor da osteoartrite do joelho: um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo. Arthritis research & therapy, vol. 21,1 179, julho, 2019.