Dia Internacional do Chá: veja opções para dor de cabeça, insônia e gripe
Neste domingo (21), celebra-se o Dia Internacional do Chá. A bebida, por definição, é feita apenas com folhas da Camellia Sinensis. Preparações com outros tipos de ervas e flores são chamadas de infusões. Entretanto, popularmente, chama-se tudo de chá.
A bebida é consumida para diversos fins: cólicas, dores de cabeça, insônia e até pedra no rim. Mas vale salientar que os chás não são milagrosos e não devem ser usados como tratamento para algum problema de saúde —nesse caso, é melhor buscar ajuda médica. Apesar disso, essas preparações podem ajudar no alívio de sintomas, já que possuem, dependendo da erva utilizada, propriedades relaxantes e antioxidantes, por exemplo.
A seguir, veja alguns tipos de chás indicados para quem está sofrendo com insônia, dor de cabeça ou gripe.
Chás para dor de cabeça
1. Chá de camomila
A camomila tem leve efeito sedativo e relaxante.
Você pode beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia ou assim que a dor de cabeça começar.
Como preparar: acrescente as flores da camomila na xícara de água fervente, abafe com pires e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Após esse tempo, retire as flores da água. Espere amornar e beba a seguir.
2. Chá de hortelã
A hortelã tem propriedades analgésicas e calmantes. Também é antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante.
Mas esse chá não é indicado para lactantes, pessoas com inflamações estomacais ou cálculos biliares e crianças com menos de 2 anos de idade.
Como preparar: da mesma forma como o chá de camomila, basta adicionar um saquinho ou punhado de folhas na xícara com água fervente e deixar abafado por entre 5 e 10 minutos, retirando-as depois. Espere amornar e consuma imediatamente.
3. Chá de lavanda
Os polifenóis e óleos essenciais da planta possuem propriedades calmantes e antidepressivas que podem ajudar a melhorar crises de dor de cabeça causadas por episódios de tensão emocional.
Como preparar: acrescente as flores da lavanda frescas ou secas na xícara de água fervente, abafe com pires e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Retire as flores da água, espere amornar e beba em seguida.
4. Chá de orégano
O orégano é uma planta rica em flavonoides. Estes compostos possuem várias propriedades benéficas à saúde, entre elas atividades diuréticas, digestivas e calmantes que podem auxiliar a reduzir os episódios de dor de cabeça.
Como preparar: adicione uma colher (chá) de folhas de orégano em uma xícara com água fervente e deixe abafado por entre 5 e 10 minutos. Coe, para retirar as folhas, e espere o líquido amornar, consumindo assim que possível.
5. Chá de valeriana
Famosa por ajudar no sono e a trazer calma, essa planta também auxilia nas dores de cabeça tensionais.
A valeriana possui propriedades que relaxam os músculos, aliviando as dores em geral.
Mas grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos devem evitar a bebida, já que não há estudos comprovando sua segurança para estes públicos.
Como preparar: "As partes usadas para o preparo de chás são as raízes e o caule", explica a nutricionista. Portanto, basta adicionar uma colher (chá) deles à xícara com água fervente e deixar abafado por entre 5 e 10 minutos. Estando pronto, basta coar e consumir até 3 xícaras ao dia.
Veja mais receitas de chás opara dor de cabeça.
Chás para gripe
1. Chá de mel e limão
Excelente descongestionante nasal e ajuda a combater a inflamação da garganta.
Ingredientes
- Suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo
Em uma xícara de água fervente, adicione o mel e misture bem até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente o suco do limão. Beba o chá logo após o seu preparo, para garantir a disponibilidade da vitamina C (presente no limão).
2. Chá de gengibre, limão e própolis
Ajuda a aliviar a congestão nasal, a coriza e os desconfortos no corpo.
Ingredientes
- 1/2 litro de água
- 1/2 limão
- 1 rodela de gengibre
- 20 gotas de extrato de própolis
Modo de preparo
Retire a casca do limão (evite retirar a parte branca para não amargar o chá). Reserve a casca e descasque a pele da rodela de gengibre com uma colher. Em fogo médio, coloque uma panela e acrescente a água, a casca de limão e o gengibre. Deixe ferver por cinco minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e reserve por outros cinco minutos. Em seguida, adicione 20 gotas de extrato de própolis. Beba de imediato.
3. Chá de laranja com gengibre
Ameniza os sintomas como tosse e dor de garganta.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 laranja
- 1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de preparo
Descasque a laranja e reserve. Em uma panela, coloque a água e o gengibre para ferver. Quando começar a borbulhar, esprema o suco da laranja e jogue a casca em seguida na mistura. Tampe a panela, espere 10 minutos e coe.
4. Chá de eucalipto
Suas propriedades antioxidantes protegem o corpo contra os radicais livres.
Um de seus ativos, o cineol, age como expectorante para combater infecções respiratórias e aliviar a tosse.
Suas folhas frescas ou secas também podem ser usadas no preparo de chás e gargarejo de água morna para aliviar a dor de garganta.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água
- 4 g de folhas secas de eucalipto
Modo de preparo
Adicione as folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cubra com água fervente. Depois de morno, coe e tome de duas a três vezes por dia.
5. Chá de alho
O alho e seus constituintes bioativos possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, imunomoduladora e antimicrobiana.
Ele tem potencial terapêutico para tratar quadros de garganta inflamada.
A presença de alicina auxilia na produção de glóbulos brancos, por isso também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo sintomas de gripe e resfriados.
Já sua ação expectorante pode ajudar no tratamento de acúmulo de muco.
A bebida não é indicada para pessoas com problemas relacionados à pressão baixa, uma vez que ela atua na redução da pressão arterial.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 a 3 dentes de alho
- É possível adicionar limão ou gengibre
Modo de preparo
Descasque os alhos, amasse-os e coloque-os em uma xícara. Adicione água fervente e abafe com um pano ou mesmo o prato. Se for utilizar o limão, ferva-o junto com a água (inteiro e com a casca). No caso do gengibre, coloque-o ralado ou em pedaços para ferver junto com o alho também. Para qualquer um dos chás, não se esqueça de coar antes de beber e sempre deixar descansar por cinco a 10 minutos.
Chás para dormir melhor
1. Chá de camomila
É uma erva suave, rica em apigenina, flavona com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais.
Ela possui nutrientes que proporcionam efeito tranquilizante e que desaceleram o pique do dia a dia.
Como preparar: basta despejar água fervente na erva, abafar e deixar em infusão, por sete ou oito minutos. Depois coar e beber em seguida. Além das flores da camomila secas, também é possível encontrar os saquinhos de chá prontos e até óleos essenciais.
2. Chá de erva-cidreira
Normalmente, é usada como medicamento antiviral, antibacteriano e para alívio dos sintomas de ansiedade, insônia e melhora do humor.
Contribui para aliviar a gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça, já que contém propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.
Como preparar: também é feito a partir da infusão, colocando água quente em uma xícara e deixando descansar por, aproximadamente, 10 minutos. Pode ser usada uma colher de sopa da erva (em média 5 g) ou o saquinho pronto.
3. Chá de passiflora
Estudos sugerem que o chá atua aumentando o GABA, um aminoácido que reduz a atividade no sistema nervoso central. Isso resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono, diminui sintomas de ansiedade e estresse.
Como preparar: o chá deve ser preparado com 3 g a 5 g de folhas secas em 250 ml de água. Lima diz que uma xícara da bebida pode ser ingerida antes de dormir.
4. Chá de valeriana
A raiz de valeriana contém compostos que incluem ácido valerênico, isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que têm propriedades sedativas e estimulantes do sono.
A valeriana tem o potencial de influenciar no funcionamento das células nervosas, ajudando em crises de insônia, agitação, esforço mental, cansaço.
Como preparar: semelhante aos outros chás, devemos ferver a água, adicionar uma colher da raiz de valeriana e deixar repousar por alguns minutos. Beba em seguida.
5. Chá de lavanda
A lavanda serve como um chá calmante muito eficiente. Ela ajuda a relaxar e ainda combate queda de cabelo, estresse, melhora a cicatrização de lesões na pele, dores de cabeça.
Como preparar: basta recorrer à infusão, com uma colher da erva, em uma xícara de 250 ml de água.
Veja mais chás para dormir melhor.
*Com informações de matérias publicadas em 24/01/22; 03/01/22; 14/12/21.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.