Se perguntarmos aos pais e mães sobre as suas maiores expectativas em relação aos seus filhos, grande parte responderá que espera que as crianças sejam felizes e cresçam com saúde. Essa é a razão pela qual uma recente pesquisa feita pela Universidade de Michigan (EUA) revelou que, durante a pandemia, a falta de atividade física, dieta não saudável e questões relacionadas à saúde mental como o estresse, a ansiedade e a depressão figuraram entre as maiores preocupações dos pais com os pequenos.
Cada criança é única e não vem com um manual de instruções, mas boa parte do que está ao alcance dos pais para garantir o bem-estar físico e emocional dos filhos baseia-se no bom senso e em medidas simples, que podem e devem ser incorporadas ao dia a dia da família.
Preventivas, essas práticas aumentam (e muito) as chances de que as crianças cresçam saudáveis, longe de doenças. Para ajudar pais e responsáveis a cuidarem dos pequenos, VivaBem elaborou uma cartilha com 46 páginas, que traz informações e dicas importantes sobre alimentação, atividade física e saúde infantil.
Abaixo, mostramos 6 pilares da saúde infantil.