PUBLICIDADE
Topo

Jovane Guissone avança às semifinais da espada e terá chance de ir ao pódio

Jovane Guissone está nas semifinais da espada na categoria B - Takuma Matsushita/CPB
Jovane Guissone está nas semifinais da espada na categoria B Imagem: Takuma Matsushita/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2021 03h25

Campeão paralímpico em Londres-2012, Jovane Guissone está vivo na busca por mais uma medalha. O brasileiro se classificou para as semifinais da categoria B (para atletas cadeirantes com menor mobilidade no tronco e equilíbrio) da espada nos Jogos de Tóquio ao vencer o iraquiano Ali Ammar nas quartas de final, por 15 a 10.

Na sequência, Jovane terá pela frente o britânico Dimitri Coutya, nesta quinta-feira, às 5 horas (de Brasília). Em caso de vitória, o brasileiro vai duelar pelo ouro. Um triunfo inglês manda Jovane para a disputa do bronze.

Jovane abriu sua trajetória nas Paralimpíadas japonesas na fase de grupos, com quatro vitórias e uma derrota. Ele superou Daoliang Hu, da China, Istvan Tarjanyi, da Hungria, Andrei Pranevich, de Belarus, e Alexander Kurzin, da Rússia. Já a derrota foi para o ucraniano Oleg Naumenko. O desempenho colocou o brasileiro nas quartas de final.

Gaúcho de 38 anos, Jovane é vice-líder do ranking mundial da espada. Depois do ouro em Londres, foi eliminada nas quartas de final das Paralimpíadas do Rio. Agora, então, já superou esse desempenho em Tóquio, cinco anos depois.

Na categoria A da espada feminina, Carminha Oliveira parou na primeira fase, com quatro derrotas. A classe contempla atletas cadeirantes com mobilidade no tronco; amputados ou com limitação de movimento.