Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Costuma perder o controle do pensamento? Saiba evitar sequestros emocionais

iStock
Imagem: iStock
só para assinantes

Colunista de VivaBem

06/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em algum momento, você já sentiu estar perdendo o controle dos seus pensamentos, sentimentos ou até mesmo dos movimentos e das ações?

Se já passou por isso, provavelmente você teve um sequestro emocional, algo que tem se tornado comum, devido a grande pressão, estresse e ansiedade.

  • O sequestro emocional leva a pessoa a perder a racionalidade, muitas das vezes a própria lucidez.

Ele é o pico de quando a emoção toma conta de todos os pensamentos, levando algumas pessoas até ao nível de agressividade física, tornando-se imprudentes.

É uma forma de manifestar comportamentos impulsivos a partir de emoções vivenciadas frente a algumas situações, sem mensurar as consequências.

Esses acessos, que normalmente não acontecem de uma hora para outra, são a soma de alguns acontecimentos que não são tratados e resolvidos e pelo acúmulo emocional, levando as pessoas ao extremo.

Para evitar possíveis sequestros emocionais, estas ações podem ser tomadas:

- Autoconsciência: esteja consciente das situações que para você são gatilhos de medo, raiva ou que o levem a agir impulsivamente. É importante que você nomeie cada um desses sentimentos: "O que sinto neste momento é medo"; "agora estou ansioso"; "estou com raiva" etc.

- Gestão emocional: desenvolva emoções, especialmente às agradáveis. Busque trabalhar com atividades que desenvolvam a calma, o prazer e o bem-estar, como praticar atividade física. Quando descobrir essas atividades, conecte-se a elas e aumente a percepção do como elas geram efeitos positivos no seu corpo.

- Trabalhe sua respiração: esse ato promoverá um relaxamento muscular, vai aumentar sua concentração, diminuirá seu estresse e ansiedade. Em alguns casos, também vai aumentar o equilíbrio e a autoestima. Não precisa de muita técnica para isso, comece contando 6 até 10 respirações antes de agir impulsivamente, seja para fugir da situação, seja para atacar, seja para explodir.

- Pratique o mindfullness: exercícios de atenção plena são fundamentais para promover autoconsciência, regulação emocional, atenção plena e evitar o sequestro emocional.

- Tenha um hobby: esportes, atividades corporais em geral, atividades artísticas, meditação e jardinagem são excelentes ferramentas para que você possa liberar as emoções de forma assertiva, funcionando até mesmo como uma válvula de escape para o estresse.

- Procure um profissional: além de todas as estratégias acima, é indicado que você tenha auxílio de profissionais capacitados para você ampliar seu autoconhecimento, aprender estratégias de regulação emocional, nomear as emoções, desenvolver habilidades sociais, construir inteligência emocional e estratégias de promoção de saúde mental.

É muito importante você se conhecer e saber seu limites, seja o que for, você sempre encontrará uma solução.