PUBLICIDADE
Topo

Cátia Oliveira avança à semifinal e garante medalha no tênis de mesa

Cátia Oliveira está na semifinal das classes 1 e 2 no tênis de mesa nas Paralimpíadas 2020 - Wander Roberto/CPB
Cátia Oliveira está na semifinal das classes 1 e 2 no tênis de mesa nas Paralimpíadas 2020 Imagem: Wander Roberto/CPB

Do UOL, em São Paulo

27/08/2021 01h57

A brasileira Cátia Oliveira está na semifinal das classes 1 e 2, para atletas cadeirantes, do tênis de mesa nas Paralimpíadas de Tóquio. Como não há disputa do bronze, ela já tem garantida uma medalha.

Cátia venceu a italiana Giada Rossi pelas quartas de final por 3 sets a 0, com parciais de 11/8, 11/9 e 11/6. Foi o seu terceiro triunfo em Tóquio, pois ela havia superado suas rivais na fase de grupos, mas em 4 games.

A brasileira agora terá pela frente a sul-coreana Su Yeon Seo. A partida será realizada amanhã. Se for derrotada, Cátia ficará com o bronze. Se vencer, disputará o ouro.

De qualquer forma, Cátia já garantiu mais um pódio relevante na sua carreira no tênis de mesa. A brasileira, de 30 anos, foi bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, e prata no Mundial na Eslovênia, em 2018.

Brasileiros caem nas oitavas

Ainda no tênis de mesa, dois atletas brasileiros foram eliminados nas oitavas de final. Na disputa masculina da classe 3, David Andrade acabou derrotado nas oitavas de final pelo francês Florian Merrien, que venceu por 3 a 0.

Já Joyce de Oliveira foi superada pela indiana Bhavinaben Patel, também por 3 a 0, nas oitavas da classe 4.

Os atletas cadeirantes fazem parte das classes 1, 2, 3, 4 e 5, enquanto os atletas andantes estão nas classes 6, 7, 8, 9 e 10. Quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico-motor do competidor.

Outros resultados

A primeira brasileira a jogar no dia foi Danielle Rauen, que acabou derrotada pela chinesa Xiong Guiyan por 3 a 0 e se despediu na fase de grupos da classe 9.

Na classe 7 masculina, Paulo Sergio Salmin Filho venceu o croata Pavao Jozic por 3 a 2 e agora disputará as oitavas de final, ainda hoje, às 5h20 (de Brasília). O adversário do brasileiro será o alemão Bjoern Schnake.

Já Israel Stroh superou o australiano Jake Ballestrino por 3 a 0, também na classe 7, e terminou na primeira colocação do grupo E. Ele aguarda seu adversário nas quartas de final.

Na disputa feminina da classe 8, Leticia Lacerda Rodrigues se despediu na fase de grupos com derrota por 3 a 1 para a chinesa Wenjuan Huang.

Na classe 10 masculina, Carlos Carbinatti foi superado pelo austríaco Krisztian Gardos por 3 a 1, sendo eliminado na fase de grupos.