Brasil volta a vencer a Lituânia e disputará o ouro no goalball masculino
A seleção brasileira masculina de goalball está na final da modalidade nas Paralimpíadas de Tóquio. O Brasil venceu a Lituânia, atual campeã paralímpica, por 9 a 5 na semifinal, hoje (2), e agora disputará a medalha de ouro na capital japonesa. Garantiu presença no pódio pela terceira vez consecutiva e vai em busca do inédito título.
O adversário na grande decisão será a China, que venceu os Estados Unidos na outra semifinal. O duelo que vale o ouro está marcado para amanhã, sexta-feira, às 7h30 (de Brasília).
Na campanha em Tóquio, o Brasil estreou com vitória justamente sobre a Lituânia (11 a 2) na fase de grupos. Depois, foi derrotado pelos Estados Unidos (8 a 6), mas bateu Argélia (10 a 4) e Japão (8 a 3). Já nas quartas de final, a equipe do país venceu a Turquia (9 a 4).
Na partida desta quinta-feira, Parazinho brilhou com cinco gols marcados, sendo quatro de pênalti. Antes disso, a Lituânia abriu o placar logo no início do primeiro tempo, com Genrik Pavliukianec, mas Leomon empatou para o Brasil. A virada veio na sequência. Parazinho fez o segundo gol brasileiro, porém logo Pavliukianec fez o segundo dele e deixou tudo igual.
O Brasil desperdiçou um primeiro pênalti, mas fez o terceiro na sequência, desta vez em pênalti convertido por Parazinho. No fim do primeiro tempo, a equipe vencia por 3 a 2.
Parazinho, de novo de pênalti, fez mais um gol brasileiro no início do segundo tempo. Romário ampliou ainda mais a vantagem na sequência. A Lituânia seguiu cometendo pênaltis, e Parazinho não perdoou: 6 a 2. Pouco depois, Leomon fez o sétimo gol brasileiro.
Marius Zibolis descontou para a Lituânia, mas nem deu tempo de comemorar: Parazinho marcou mais um gol para a seleção brasileira. Em mais um pênalti, de novo com Parazinho, o Brasil chegou ao nono gol. Justas Pazarauskas e Arturas Jonikaitis ainda fizeram mais dois gols para a Lituânia, mas não foi o suficiente para virar.
A seleção brasileira masculina de goalball agora tem garantida sua terceira medalha paralímpica - a equipe foi prata em Londres-2012 e bronze no Rio-2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso